Londrina

Londrina tem um funcionário para manutenção de academias

04 mar 2013 às 15:10

Seis das 60 Academias ao Ar Livre de Londrina apresentam algum tipo de problema. "São espaços que sofrem com chuva, sol e o mau uso por parte do londrinense. Alguns locais também são alvos de vândalos", contou a secretária municipal do Idoso, Maria Inez Barroso.

O município possui apenas um funcionário para checar os problemas e agendar a manutenção. "A gente recebe reclamações pelo telefone e repassa os casos para o servidor. Ele vai até o local, constata o problema e repassa para que setores da própria prefeitura façam o conserto. Não temos recursos, previstos no orçamento, para a contratação de empresa especializada ou algo do tipo. Ou seja, dependemos da CMTU para soldar algum aparelho, da Secretaria de Obras para arrumar o piso, entre outros serviços", explicou.


Ela criticou as últimas administrações, que fizeram a implantação das academias, mas não destinaram verba para a manutenção. "Não temos orçamento para mantê-las", resumiu.


Maria Inez disse também que, a partir de julho, a secretaria vai transferir a responsabilidade das academias à Fundação de Esportes (FEL). "Detectamos que apenas dois mil idosos se utilizam dos espaços. As academias vão passar a ser utilizadas como instrumentos voltados à prática esportiva, independentemente da faixa etária dos usuários", argumentou. "Só não passamos a responsabilidade ainda por que a FEL não conta com pessoal disponível para cuidar dos locais", completou.

A secretária destacou que o município tem a intenção de implantar mais 17 academias em Londrina até o final do ano. "É o que está previsto no orçamento. Vamos precisar captar recursos para a contrapartida. Teremos que trabalhar com a realidade de cortes de gastos e verba reduzida", concluiu.


Continue lendo