O termômetro aponta: Londrina, 38,6º C. A temperatura máxima registrada pelo Simepar bateu o recorde dos últimos 29 anos por volta das 17h desta segunda-feira (10). A maior temperatura de Londrina ainda é de 39,2º, registrada pelo Instituto Agronômico do Paraná (Iapar) em novembro de 1985.
O recorde anterior do Simepar, que começou a funcionar em 1997, havia sido registrado no dia 30 de outubro de 2012, quando o termômetro do Simepar instalado em Londrina chegou aos 38,4º C. Às 14h30 desta segunda-feira, o termômetro já havia igualado a marca anterior que foi ultrapassada no final da tarde.
Além da temperatura máxima recorde, o londrinense também sofre com o clima seco. Aproximadamente às 15h, a umidade relativa do ar na cidade era de 20%, o que pode provocar desconforto, principalmente dificuldades respiratórias. A baixa umidade é uma consequência dos dias acima dos 30º C e da falta de chuvas significativas neste período.
O setor de meteorologia afirmou que não existe previsão da chegada de frente fria nesta segunda-feira. Há possibilidade apenas de chuvas isoladas em algumas áreas da cidade.
(Atualizada às 18h22)