As cerca de 370 famílias que moram no Conjunto Novo Perobal, zona sul de Londrina, estão tendo que conviver com uma infestação de carrapatos. Ao lado de algumas ruas há terrenos baldios onde são colocados vários animais para pastar, o que propicia o ambiente ideal para a reprodução dos carrapatos. Segundo João Maria Cabral, presidente da Associação dos Moradores, em todas as casas do bairro já foram encontrados micuins (larva de uma espécie de carrapato de cavalo).
Várias crianças mostraram para a reportagem as picadas dos micuins. As costas, pernas e nádegas são as mais atingidas, inclusive com a formação de feridas por que as crianças coçam o local da picada. Um menino que foi amarrar um cavalo no meio do pasto improvisado saiu com vários micuins pela roupa e pele.
A assessoria de imprensa da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) informou que no início do ano foi feita a limpeza de todos os terrenos e que a partir de agosto o trabalho será feito de novo.
O chefe da Vigilância Sanitária, Marcelo Viana, disse que os fiscais estiveram no bairro na segunda-feira e constataram que a situação é bastante preocupante. "Será necessária a aplicação de carrapaticida no local. Mas é preciso encontrar um outro local para os animais senão o problema vai continuar."
*Leia mais na edição desta quarta-feira da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.