Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Lago Igapó

Londrina sedia quinta edição da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas

Redação Bonde com Assessoria de Imprensa
30 nov 2022 às 12:52

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

A violência contra a mulher é um problema grave que diz respeito a toda a sociedade. O Núcleo Londrina do Grupo Mulheres do Brasil, por meio do seu Comitê de Combate à Violência contra Mulheres e Meninas, faz um alerta para essa temática global e convoca a população para participar da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, que acontece no dia 4 dezembro, em várias cidades do país e no exterior. 


A caminhada acontece em sua 5ª edição no Brasil e pela segunda vez em Londrina, a partir das 9 horas, no Lago Igapó. O objetivo é que todos se unam a essa causa, cujos índices estatísticos são alarmantes. 

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Segundo a ONU, cerca de 70% das mulheres sofrem algum tipo de violência ao longo da vida, apenas por causa de seu gênero. A violência de gênero é considerada pela organização uma pandemia. 

Leia mais:

Imagem de destaque
Para começar a semana

Confira o cardápio do Restaurante Popular de Londrina desta segunda-feira

Imagem de destaque
No FIIL

Solução para segurança púbica vence 1º Hackathon Smart Cities, em Londrina

Imagem de destaque
Cultura

Conheça os nove filmes que marcam os 90 anos de Londrina

Imagem de destaque
Atividades culturais

Sesc comemora o aniversário de Londrina com shows gratuitos neste domingo


Luiza Helena Trajano, presidente do Grupo Mulheres do Brasil, ressalta que o enfrentamento à violência contra as mulheres é uma das causas prioritárias do grupo e a sociedade não pode assistir passivamente a esse problema que impacta a todos. 

Publicidade


“Não podemos mais aceitar que uma mulher passe por uma situação de violência a cada dois minutos e, muito menos, que seja morta a cada 6 horas, simplesmente pelo fato de ser mulher. Por isso, a nossa Caminhada anual visa chamar a atenção da sociedade civil para que possamos lutar para erradicar toda forma de violência contra mulheres e meninas”, afirma.


“A Caminhada visa conscientizar sobre a causa numa movimentação que ocorre em todo o país e nos cinco continentes, mobilizando a sociedade civil em diversas frentes públicas e privadas para ações efetivas de enfrentamento da grave questão social que aflige as mulheres em todo o mundo”, complementa Alexandra Segantin, CEO do Grupo Mulheres do Brasil. 

Publicidade


Ao todo, mais de 50 cidades devem participar desta grande mobilização. 


Em Londrina, a SMPM (Secretaria Municipal de Políticas para as Mulheres) divulgou recentemente um balanço dos atendimentos no CAM (Centro de Referência de Atendimento à Mulher) e na Casa Abrigo Canto de Dália. De janeiro a outubro deste ano, as profissionais receberam 350 mulheres, sendo 271 novos casos de violência e 79 recorrentes, que são aqueles em que a mulher já recebeu um atendimento, mas infelizmente voltou a sofrer violência e foi novamente atendida. 

Publicidade


Vale lembrar que a subnotificação mascara números ainda mais graves. Por isso, Giandra Gorgato, uma das líderes do Comitê de Combate à Violência contra a Mulher do Núcleo Londrina, convoca a sociedade londrinense para que se una e se engaje na causa. 


“Precisamos nos unir para mostrar que somos capazes de ação, e para que essas mulheres saibam que não estão sozinhas”, ressalta. 

Publicidade


Para a caminhada no Lago Igapó no próximo domingo, haverá concentração e aquecimento a partir das 8h45 no Aterro do Lago. Nesta edição, a caminhada de Londrina conta com o patrocínio da Sercomtel e apoio de várias entidades e empresas, como Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, OAB Paraná, OAB Londrina, ACIL, BPW – Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Londrina, Sicred Espaço Desk, Câmara da Mulher Empreendedora e Gestora da Fecomércio PR, Associação das Mulheres Corretoras de Imóveis de Londrina, Nós do Poder Rosa, Londrina Pazeando e ComPaz. 


ONDE BUSCAR AJUDA EM LONDRINA

Publicidade


Segundo a Secretaria Municipal de Políticas para a Mulher, as mulheres que estão sofrendo violência podem buscar ajuda no CAM, que fica na avenida Santos Dumont, 408, no Boa Vista. 


O atendimento é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, sem agendamento prévio e pelo telefone (43) 3378-0132. 

Publicidade


É possível, também, recorrer a uma lista completa com todos os endereços e telefones de contato dos serviços da rede de enfrentamento à violência contra a mulher, disponível neste link. 


Estão à disposição outros serviços, como a Delegacia da Mulher, pelo (43) 3322-1633, que é telefone e WhatsApp; o Plantão da Delegacia da Polícia Civil, no (43) 3378-3000 (funciona 24 horas por dia); a Central de Atendimento à Mulher 24 horas pelo Disque 180; a Polícia Militar no Disque 190, e a Patrulha Maria da Penha, pelo 153.


SERVIÇO


CAMINHADA PELO FIM DA VIOLÊNCIA CONTRA MULHERES E MENINAS

Data e horário: dia 4 de dezembro, concentração a partir das 8h45

Local: Aterro do Lago Igapó 

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo