Londrina está preparando uma série de atividades para o próximo sábado, dia "D" de mobilização contra a dengue. Cerca de 200 agentes de controle da dengue estarão nas ruas participando das ações, que serão realizadas em todas as regiões da cidade e contarão com a participação do Comitê de Mobilização Contra a Dengue, criado recentemente.
A programação para o dia "D" em Londrina será das 7h ao meio-dia e contará com panfletagem em 87 pontos estratégicos da cidade, como supermercados, unidades de saúde 24 horas, semáforos, terminais urbanos e rodoviários, entre outros. Serão distribuídos mais de cem mil panfletos informativos sobre prevenção da dengue nesses locais e mas barracas informativas no calçadão da avenida Paraná (centro), Zerão (região central) e terminais de transporte urbano do conjunto habitacional Vivi Xavier (região norte) e do jardim Acapulco (região sul).
Nas regiões norte, sul, leste e oeste será feito um arrastão nos fundos de vale para a retirada de objetos que acumulam água. Às 10h no calçadão (em frente Banco do Brasil), representantes do Comitê de Mobilização Contra a Dengue e o secretário de Saúde estarão convocando a população para ajudar a combater o Aedes aegypti.
"Nossa meta é reduzir pela metade os casos de dengue no ano que vem, para isso precisamos contar com a participação de toda a comunidade", disse o secretário de Saúde, Silvio Fernandes.
Neste ano foram confirmados 365 casos de dengue na cidade, sendo um hemorrágico. Mesmo com um índice de infestação de 0,76%, a gerente do setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde, Josemari de Arruda Campos, explicou que o momento é preocupante devido às chuvas e à aproximação do verão, período propício para a proliferação do mosquito.