Os londrinenses enfrentaram calor que chegou aos 35ºC, temperatura muito próxima da mais alta do ano, registrada em março, que foi de 35,7ºC. Os dados são do Instituto Meteorológico do Paraná (Simepar).
De acordo com o meteorologista Fernando Mendes, o calor que atinge o Paraná desde o último fim de semana é causado por uma massa de ar quente que provoca temperaturas acima do padrão.
As mais altas dos últimos dias foram registradas em São Miguel do Iguaçu (43 km a nordeste de Foz do Iguaçu), onde os termômetros chegaram, ontem, aos 38,7ºC. Vale destacar que o Simepar registra as temperaturas em abrigos meteorológicos, ou seja, à sombra.
Contudo, a partir de hoje, segundo o meteorologista Samuel Brawn, também do Simepar, este cenário deve começar a mudar. A previsão aponta que uma frente fria que está sobre o Rio Grande do Sul deve começar a se movimentar em direção ao Paraná e fazer com que chova ainda no final da tarde de hoje em alguns municípios do Estado.
Na quinta-feira, a massa de ar frio deve chegar para valer às regiões sudoeste e oeste do Paraná e, entre sexta-feira e sábado, à região norte. ‘É uma situação que preocupa. Não descartamos a possibilidade de fortes ventanias que podem provocar estragos como os que ocorreram recentemente em todo o Estado quando a frente fria chegar’, alertou Brawn.