Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Evento gratuito

Londrina recebe primeira edição do cinema itinerante Cinekombi na Praça

Redação Bonde com N.Com
08 mar 2024 às 11:45

Compartilhar notícia

- Divulgação
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade

Neste mês de março, o projeto de cinema itinerante Cinekombi na Praça tem a realização de sua primeira edição na cidade de Londrina. O projeto faz parte do Cinekombiclube, que tem o objetivo de levar filmes para diferentes cidades e localidades que muitas vezes não tem esse acesso. 


As sessões irão ocorrer às 19h nos dias 8, 10 e 11 março, em três pontos diferentes do município, incluindo duas escolas e uma praça. Os eventos são gratuitos e abertos a toda comunidade.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


Os três encontros terão serão feitos na Escola Municipal Elias Kauam, Novo Amparo II, região norte (dia 8); na Praça do Aeroporto, região leste (dia 10); e na Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber – Eli Vive (dia 11). A classificação etária de todos os filmes é livre e todas as exibições serão gratuitas e sem limite de participantes.

Leia mais:

Imagem de destaque
Oportunidade

Londrina divulga mais de 500 vagas de emprego nesta segunda

Imagem de destaque
Até sexta-feira (17)

Cursinho gratuito no Shangri-La abre inscrições para estudantes de escola pública

Imagem de destaque
Na modalidade EAD

UAB Londrina abre 25 vagas para curso de Administração Pública da UEM

Imagem de destaque
Máxima de 29°C

Sol e calor predominam em Londrina e na região nesta segunda-feira


Para a programação de março, o recorte escolhido como fio condutor das discussões e dos temas abordados nos filmes envolvem o cinema feito por mulheres. A programação conta com um total de 10 filmes, incluindo curtas-metragens, animações e documentários. 

Publicidade


Alguns dos filmes selecionados são Marias do Sul (2023), Gir Ag ka Nhinhir – Crianças brincando (2018) e Luci e a Terra (2023).


Segundo o produtor do Cinekombi na Praça Thyago Bezerra, a escolha desses filmes, para além do recorte abordado, traz conteúdos e estéticas cinematográficas que tocaram o cineclube de forma geral. 

Publicidade


“A gente vem desde 2021 produzindo sessões em várias cidades e então vamos criando um leque de filmes que nos tocam por conta dos seus conteúdos”, contou.


A estrutura do evento contará com a montagem de uma tela projetora em cima da kombi, acompanhada da montagem das caixas de som e projetor. Ao final de cada exibição, haverá rodas de conversas com profissionais convidados para a discussão dos filmes escolhidos em cada um dos dias do evento.

Publicidade


Imagem
Campanha da UEL arrecada itens de higiene pessoal para mulheres em privação de liberdade
Expandir os horizontes de inclusão e ressocialização das pessoas privadas de liberdade é um complexo desafio que perpassa a humanização da vida no cárcere e até a redução das privações de itens básicos de higiene pessoal.


A produtora cultural e integrante do Coletivo de Cinema Negro de Londrina (Cocine) Talyta Elen será a convidada do dia 8. A produtora, realizadora audiovisual e membra do CMCK (Centro de Memória e Cultura Kaingang), Débora Kaingang, atuará no dia 10, e o Técnico em Agroecologia,  Edelvan Carvalho estará presente em 11 de março, último dia do evento.


O produtor do Cinekombi na Praça, Thyago Bezerra, também teve como motivação para a criação desse projeto a capacidade de levar o cinema para diversas regiões da cidade. “O projeto vai para a zona rural, zonas periféricas, para o centro, com o intuito de diversificar o público e produzir essa atividade cultural diferenciada em praças ou escolas.”, ressaltou.

Publicidade


Além das rodas de conversa, nas duas escolas contempladas, ainda ocorrerão atividades cine-educativas com todos os participantes que se interessarem. As atividades realizadas envolverão a produção de roteiros, com um método de trabalho que instiga a imaginação na escrita e na produção cinematográfica.


O projeto de Cinekombi na praça advém do Cinekombiclube, que está ativo desde 2021. A iniciativa veio do produtor cultural Thyago Bezerra e da educadora ambiental Camila Ayroza. Com a filosofia de acreditar no poder de transformação que um cineclube possui, durante toda a trajetória do clube, eles passaram por Curitiba (PR), Assis (SP), Florianópolis (SC), São Francisco do Sul (SC), Palhoça (SC), Imbituba (SC), Garopaba (SC), Angelina (SC) e Anitápolis (SC).

Publicidade


Além disso, já estiveram presentes em dois espaços de Londrina, no Sabor e Ar e na Vila Cultural Casa da Vila. Com o projeto Cinekombi na Praça, Londrina sedia a primeira edição do projeto, que voltará novamente com edições nos meses de julho e outubro deste ano.


O Cinekombi na Praça conta com projetos selecionados pela Secretaria Municipal de Cultura, viabilizados com recursos financeiros do Governo Federal, por meio da Lei Paulo Gustavo.

Publicidade


Imagem
Ministério Público determina que Hospital Infantil de Londrina atenda em tempo integral
Conforme a decisão, a instituição de saúde deverá tomar as providências para a prestação dos serviços, como a reorganização da escala dos profissionais de saúde, a dobra de plantões médicos remunerados e outros.


PROGRAMAÇÃO COMPLETA 


8 de março (sexta-feira) – 19 horas

Local: Escola Municipal Elias Kauam, Novo Amparo II

Filmes: Marias do Sul; Mãe Solo; Baile; Meu Nome é Maalum


10 de março (domingo) – 19 horas

Local: Praça do Aeroporto

Filmes: Gir Ag Ka Nhinhrr – Crianças Brincando; Pés Vermelhos, Memórias Pretas; Marias do Sul; Bambu e seus Saberes; Fazeres e Identidade


11 de março (segunda-feira) – 19 horas

Local: Escola Municipal do Campo Trabalho e Saber – Eli Vive

Filmes: Nonna; Luci e a Terra

Publicidade

Últimas notícias

Publicidade
LONDRINA Previsão do Tempo