O Núcleo Evoluir promove o evento "Psicologia do esporte: busca de equilíbrio emocional", no dia 18 de agosto, a partir das 8h30, no auditório do edifício Torre Pietra (Av. Ayrton Senna, 500). Nesta edição do Evoluir Conhecimento, as psicólogas Daiane Zanqueta, Priscila Sakuma (do Núcleo Evoluir) e Silvia Regina de Souza (UEL) abordarão aspectos históricos e a aplicação dessa área da psicologia em diferentes modalidades esportivas.
O tema ganhou visibilidade durante a Copa do Mundo da Rússia, quando o preparo emocional de muitos jogadores foi decisivo para melhorar resultados. A psicóloga Priscila Sakuma, do Núcleo Evoluir, observa que o meio esportivo de alto rendimento está entendendo que o trabalho desempenhado por psicólogos é tão importante quanto qualquer outra preparação que o atleta tenha que ter para atingir seus objetivos.
Muitas vezes a psicologia é preterida num contexto de preparação do atleta por falta de conhecimento sobre o real trabalho do profissional nessa área ou por preconceito, já que em algumas situações o termo utilizado para esse trabalho é apoio "emocional", que para alguns técnicos qualquer um pode fazer com palavras de motivação, por exemplo. "Mas o trabalho desse profissional está pautado no conhecimento científico", garante Priscila.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
A psicóloga Daiane Zanqueta, também do Núcleo Evoluir, destaca que essa área da psicologia pode treinar habilidades psicológicas nos atletas. "Identificamos as habilidades necessárias para cada modalidade e analisamos o comportamento dos jogadores e da equipe. Atenção, concentração e aprender a lidar com pressões são comportamentos desejados em jogadores de futebol", exemplifica.
Daiane, que trabalha com treinamento de árbitros, lembra que eles também devem passar por preparação psicológica para enfrentar a pressão dentro de campo. "Os árbitros precisam desenvolver habilidades como atenção, controle de respiração e tomada de decisão, entre outras, para garantir o bom andamento da partida", explica.
Serviço:
Evoluir Conhecimento
Psicologia do esporte: busca do equilíbrio emocional
Dia 18 de agosto - 8h30
Auditório do edifício Torre Pietra: av. Ayrton Senna, 500
Inscrições e informações: Núcleo Evoluir: (43) 3037-0470 e 3324-4741 ou pelo e-mail [email protected]
Investimento: R$40,00 (desconto de 25% para grupos de 5 pessoas). Incluso certificado de 4 horas.