Londrina, assim como outros Municípios paranaenses, está oferecendo auxílio às vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A situação do Estado é crítica e, segundo a Defesa Civil, há dezenas de mortos, além de centenas de desaparecidos e desabrigados.
Os londrineses, assim como moradores de cidades da região, podem auxiliar as vítimas por meio da doação de alimentos, itens de higiene pessoal, produtos de limpeza, roupas e outros, além de doações por meio de Pix.
Abaixo, você confere uma lista com os pontos de coleta disponíveis em Londrina e com as organizações que estão recebendo doações em dinheiro:
Leia mais:
Com apenas 14 anos, menino 'gênio' de Londrina é aprovado em Vestibular da UEL
Família reencontra jovem desaparecido há 4 meses com ajuda de reportagem do Portal Bonde
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Estudante se emociona ao passar em Medicina na UEL depois de 70 vestibulares
POLÍCIA RODOVIÁRIA FEDERAL
A Polícia Rodoviária Federal está recebendo doações de alimentos não perecíveis, água, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza. Os postos de coleta estão distribuídos entre as unidades em todo o Estado, incluindo o posto de Londrina, e as doações podem ser feitas até quarta-feira (8).
CORREIOS
A partir desta segunda-feira (6), as agências dos Correios no Paraná estão recebendo doações de alimentos não perecíveis da cesta básica, produtos de higiene, material de higiene seco e itens de vestuário, incluindo sapatos.
Os Correios vão transportar gratuitamente todos os donativos, sem qualquer custo aos doadores.
DEFESA CIVIL
A Defesa Civil de Londrina disponibilizou três pontos de coleta de donativos, nos quais a população pode doar alimentos não perecíveis, roupas, produtos de higiene, água potável e itens de higiene pessoal. As doações podem ser feitas pessoalmente até quarta-feira (8) nos seguintes locais:
- Sede da GM (Guarda Municipal), na rua Joaquim de Matos Barreto, 333, às margens do Lago Igapó 2;
- Base operacional da GM, na rua São Jerônimo, esquina com a avenida Jorge Casoni;
- Base móvel da GM, que fica estacionada na esquina das avenidas Paraná e São Paulo das 7h às 18h.
Os interessados podem levar suas doações aos dois primeiros pontos em qualquer horário. Já no terceiro, as doações devem ser feitas durante o horário de estacionamento do ônibus no local indicado.
AEROPORTO DE LONDRINA
A partir de domingo (5), o Aeroporto de Londrina começou a alimentos não perecíveis e materiais de higiene pessoal para destinar às vítimas desabrigadas e desalojadas.
Os interessados poderão colocar as doações em um posto de coleta devidamente identificado no saguão no terminal. Segundo a CCR Aeroportos, todo o material será encaminhado aos órgãos de defesa e proteção social do Rio Grande do Sul.
CTG
Rodovia Mábio Gonçalves Palhano, após o centro de eventos
Ceasa
Avenida Brasília, 10000
SOS RIO GRANDE DO SUL
Caso não possa doar alimentos, itens de higiene e peças de vestuário, também é possível colaborar com doações em dinheiro. O Governo do Rio Grande do Sul está disponibilizando uma chave Pix oficial para quem deseja colaborar com qualquer valor.
De acordo com o Governo Estadual, os recursos serão totalmente direcionados para o apoio humanitário às comunidades afetadas pelas cheias.
Confira os dados para a doação:
Chave Pix - CNPJ: 92.958.800/0001-38
Associação dos Bancos No Estado do Rio Grande do Sul ou Banco do Estado do Rio Grande do Sul (as duas opções podem aparecer).
GRAD BRASIL
O Grad (Grupo de Resposta a Animais em Desastres) tem feito um amplo trabalho de resgate a animais domésticos vítimas das chuvas no Rio Grande do Sul. A organização conta com médicos veterinários e bombeiros em suas operações e destina os pets resgatados às suas famílias ou a abrigos seguros.
Os interessados podem auxiliar o Grad por meio de doações, que podem ser feitas com o PagSeguro e com o PayPal, além da chave Pix do CNPJ 54.465.282/0001-21.
Shoppings
Os shoppings Boulevard, Catuaí e Royal Plaza também estão aceitando doações que serão encaminhadas para os moradores do Rio Grande do Sul.
Catuaí Shopping
O Catuaí vai receber doações entre terça-feira (7) e quinta-feira (9), no embarque e desembarque coberto, que fica entre a praça de alimentação e a Renner, através do drive-thru, ou seja, não é preciso descer do carro para entregar os itens.
O time de voluntários vai estar recebendo água, bolacha, leite, produtos de higiene pessoal - como pasta de dente, absorvente, sabonete, fraldas - e de limpeza, além de roupas íntimas. É importante que as doações sejam identificadas para facilitar a distribuição.
O drive-thru vai funcionar nos seguintes horários: 10h às 22h para 07 e 08/05 e das 10h às 19h na quinta-feira (09).
Boulevard Shopping
As doações estão sendo recebidas no Espaço do Cliente, localizado no piso superior, e continuam até o final de maio. O primeiro envio dos produtos arrecadados será nesta quinta-feira (9) quando um caminhão da Hydronorth irá coletar todas as doações.
Estão sendo aceitos produtos de higiene pessoal, alimentos não perecíveis, roupas e água para as famílias que sofrem com as enchentes no Rio Grande do Sul. Os produtos doados serão recolhidos por caminhões da Gelobel para entrega nas agências dos Correios.
A orientação para a doação de roupas é separá-las em masculinas, femininas e infantis. Quanto aos sapatos, a solicitação é para que os pares estejam juntos utilizando uma fita para que não se separem.
Royal Plaza Shopping
As doações serão aceitas até quarta-feira (8), no piso térreo, ao lado da fonte, no espaço das Mães. Serão coletados alimentos não perecíveis, água potável, itens de higiene pessoal e produtos de limpeza.
Todo o material arrecadado será entregue à Defesa Civil de Londrina no dia 08 de maio para os devidos encaminhamentos.
Atualizada às 14h32 de 8 de maio