A rápida duplicação de uma via marginal da PR-445, para evitar o aumento do tráfego nos bairros próximos ao viaduto da rodovia com a avenida Dez de Dezembro, na zona Sul de Londrina, foi a principal reivindicação de moradores da região do Jardim Cafezal, que reuniram-se na tarde desta segunda-feira (21) na Câmara de Vereadores com a vereadora Lenir de Assis (PT) e representantes do Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL) e da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU).
A preocupação da comunidade é que, com a liberação do viaduto, que integra as obras de duplicação da PR-445, o semáforo na rua Maria Vidal da Silva seja desativado e o tráfego intenso de veículos, inclusive ônibus, seja desviado para o interior dos bairros. A duplicação da marginal da rodovia, com recursos do projeto de implantação do Superbus, a serem repassados pelo Ministério das Cidades, foi proposta por engenheiros do IPPUL como alternativa ao problema.
"Já faz quase um ano que tentamos resolver a questão do tráfego na região com a liberação do viaduto da PR-455 e Avenida 10 de Dezembro. Solicitamos junto ao IPPUL e CMTU a elaboração de um projeto, para que a comunidade pudesse avaliar e ver o que seria melhor. A proposta apresentada de construção de pistas duplas na marginal é razoável e poderia melhorar o acesso dos moradores desses bairros e até do 5º Batalhão e do Corpo de Bombeiros", admitiu a vereadora Lenir de Assis, que se comprometeu a continuar acompanhando com a população os reflexos das mudanças no sistema viário próximo ao Terminal Urbano do Acapulco. Ela lembrou, porém, que a obra hoje realizada na PR-445 pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) não foi discutida com a comunidade e o município.
Isolamento
A maior preocupação da comunidade, demonstrada na reunião desta segunda, é que com a conclusão das obras na rodovia, os bairros da região que já estão 'ilhados' por causa da duplicação fiquem ainda com maior dificuldade de acesso. Os moradores da região reivindicam a manutenção do semáforo da rua Maria Vidal da Silva até a conclusão da duplicação da marginal.
Para o coordenador de Transporte da CMTU, Wilson de Jesus, a alternativa de duplicar a marginal pode solucionar parte dos problemas temidos pela comunidade. "Os ônibus que vêm de diversos bairros da Zona Sul teriam que, necessariamente, passar pela rua Ludovina da Silva Barroso, que não tem condições de suportar o tráfego pesado. A duplicação da marginal poderia resolver o problema", concordou Wilson de Jesus. Já os moradores da região cobraram rapidez na obra. "A proposta é interessante, mas não pode ser para daqui um ano. É algo que precisa ser feito com urgência", reivindicou Sonia Maria Nascimento, moradora do Jardim Acapulco I.