Londrina

Londrina: instalação do ILS pode ser antecipada em até um ano

13 set 2013 às 16:00

A Prefeitura de Londrina deve formalizar no dia 13 de novembro uma proposta durante reunião com a Infraero e com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), em Brasília, para antecipar a instalação do aparelho ILS no Aeroporto José Richa. O equipamento melhora as condições de pouso e decolagem das aeronaves.

Na última quarta-feira (11), o prefeito Alexandre Kireeff e o presidente do Instituto de Desenvolvimento de Londrina (Codel), Bruno Veronesi, participaram de um encontro em Joinville (SC) para discutir a possibilidade de alteração do cronograma de obras no aeroporto da cidade, que são exigidas para que o aparelho comece a operar. De acordo com o presidente da Codel, um estudo será coordenado pelo instituto para apresentação da proposta que prevê o ILS antes de terminar a ampliação da pista, que ainda necessita da desapropriação de áreas na face norte do aeroporto.


Segundo Veronesi, se a contraproposta for aceita, a instalação do ILS pode ser antecipado em até um ano com a realização de pequenas intervenções. Além disso, ele revelou que o equipamento para Londrina deve ser adquirido em dezembro pela Infraero. "Vamos manter o Plano Diretor do aeroporto com uma mudança no cronograma. Após a conclusão das obras para ampliação de pista, o ILS seria levado para outro ponto do aeroporto", explicou. O cronograma inicial prevê a instalação do ILS em Londrina em 2015.

Veronesi também argumentou que apesar do aparelho não operar, o Aeroporto de Joinville já possui ILS com uma pista de quase 1.500 metros e com movimento menor que o terminal em Londrina. Atualmente, a pista do Aeroporto José Richa tem cerca de 1.700 metros.


Continue lendo