O Governo do Paraná nomeou, nesta terça-feira (16), 2.212 policiais militares, 608 bombeiros e 64 delegados. Os profissionais serão distribuídos entre as grandes regiões do estado, sendo que Londrina vai receber 396 PMs e 37 bombeiros. A Polícia Civil confirmou ao Portal Bonde que parte dos delegados nomeados serão designados para comarcas do interior, mas ainda não há números sobre a quantidade de policiais que virão para Londrina.
Os bombeiros e policiais militares passaram em concurso público feito em 2013, no qual mais de 120 mil pessoas se inscreveram. Eles foram convocados em dezembro de 2015. Agora nomeados, iniciam até o final de fevereiro o Curso de Formação de Soldados em cinco diferentes regiões do Estado. Além de Londrina e Curitiba (798 PMs/331 bombeiros), eles serão remanejados para Maringá (355/37), Ponta Grossa (226/37) e Cascavel (497/166).
A capacitação tem duração de 1,5 mil horas/aula e deve prosseguir até o final do ano. A partir do mês de agosto, os novos policiais iniciam os estágios probatórios nas ruas, com a supervisão de policiais mais experientes. Os profissionais passarão a atuar em cidades das regiões onde fizeram sua formação.
Os novos delegados fazem parte da segunda turma do concurso convocada pelo governo. Em junho de 2014, o Paraná chamou outros 66 delegados. As cidades para as quais serão designados os 64 novos delegados serão definidas pela Polícia Civil, assim como o início do curso e a carga horária na Escola Superior da Polícia Civil. Os profissionais irão reforçar as delegacias especializadas da capital, as Delegacias da Mulher e as subdivisões policiais no interior do Estado.
Eles também poderão integrar as comarcas do interior que não têm um delegado designado: São João do Triunfo, Mallet, Palmas, Clevelândia, Altônia, Santa Izabel do Ivaí, Cambará, Manoel Ribas, Iretama, Campina da Lagoa, Grandes Rios, Marilândia do Sul, Cândido de Abreu, Ampére, Nova Aurora, Terra Roxa e Santa Helena.