A cidade de Londrina registrou, no mês de agosto, um saldo positivo na criação de empregos. Foram criados 540 vagas de trabalho a mais do que o número de demissões registradas pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados pelo Ministério do Trabalho.
De acordo com os dados, foram preenchidas 46 vagas de trabalho na área da indústria e transformação; 35 na construção civil; 124 no comércio; 316 na de serviços; 23 na agropecuária e uma na administração pública, o que levou a um total de 540 novas vagas na cidade. Ao todo, em agosto, 6.252 postos de trabalho admitiram funcionários, mas outros 5.712 desligaram colaboradores, o que demonstra a variação positiva de 0,36%.
No acumulado de janeiro até agosto deste ano, em Londrina, houve um saldo positivo de empregos em três áreas que são: indústria, serviços de indústria e utilidade pública e na administração pública.
De acordo com o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), Elzo Augusto Carreri, o aumento no número de postos de trabalho na área de serviços é importante para o município e vem, principalmente, dada a instalação da multinacionalde serviços de TI, consultoria e soluções de negócios, Tata Consultancy Services (TCS). "O saldo positivo é muito importante para a cidade, porque vínhamos de meses de retração, que se formos analisar significaram menos de 1% de vagas negativas, porém o saldo positivo mobiliza a economia e reforça a expectativa de fecharmos o ano com mais vagas criadas do que fechadas", frisou.
Para o secretário, até final do ano deve haver mais contratações de trabalhadores dada a movimentação do comércio, com as festividades de dezembro e janeiro e o recebimento do 13º salário. Além disso, o setor da construção civil deverá movimentar Londrina, com a contratação de pessoal e aquisição de insumos e serviços para a execução de grandes obras públicas que foram assinadas pelo prefeito Marcelo Belinati, como a construção do viaduto na Avenida Dez de Dezembro e da construção de cinco novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), que serão assinados nesta semana. O Programa da Prefeitura de Londrina, Compra Londrina também deve estimular a movimentação da economia local.