Londrina

Londrina: construção da base estrutural do novo IML começa em abril

27 mar 2014 às 10:39

A obra do novo Instituto Médico Legal (IML) de Londrina, fiscalizada pela Paraná Edificações e executada pela Santini Engenharia está em fase inicial. A obra teve atraso devido à falta de aprovação de documento da Prefeitura de Londrina. A aprovação foi recebida no último dia 18.

"Decorrente ao atraso de aprovação da Prefeitura, tivemos que esperar para dar início às obras. Atualmente, as equipes trabalham na limpeza do terreno, locação e topografia", explicou o engenheiro da Paraná Edificações, Nereu Pizaia Neto.


A base de toda a estrutura do prédio será iniciada no próximo mês. "As estacas, que são pré-moldadas por causa do terreno que exige esse tipo de material, já foram encomendadas e chegam na segunda semana de abril", disse Nereu. A partir daí as máquinas poderão entrar no local para instalar as estacas.


O novo IML será bem maior e com uma estrutura melhor e mais qualidade, segundo afirmou a chefe-administrativa do Instituto Médico Legal (IML) de Londrina, Cristiane Ferreira de Souza. "Além de ter laboratório de química legal, que faz análise em vítimas de crimes sexuais, pois hoje só trabalhamos com laboratório de substâncias entorpecentes. E isto agilizará a entrega dos laudos", disse.


A obra, que tem investimento de R$ 4,5 milhões, está na fase inicial e tem previsão de conclusão para o primeiro trimestre de 2015.


O novo prédio do Instituto contará com diversos laboratórios, consultórios, equipamentos com alta tecnologia e salas de raio x. Além de auditório, estacionamento e cela de psiquiatria. "Toda essa estrutura dará mais conforto e qualidade a nós profissionais. E isto refletirá no serviço prestado à população. É uma obra esperada há muito tempo", explica.


Para o agente de perícia do IML, Rafael Gambetta, que está há 10 anos no local, a nova estrutura valorizará o trabalho dos funcionários. "Teremos mais qualidade no serviço com o novo prédio. Como fazemos plantão aqui, necessitamos de um lugar confortável e equipado. E oferecer condições boas de trabalho é uma forma de valorizar o funcionário", disse.


A química legal do IML, Suzana Tiemi Matsubara, explica que com a nova instalação, outras atividades de perícia poderão ser desenvolvidas no local. "Com a nova área, vamos poder ter mais equipamentos e locais para fazer outros tipos de exames. Além de termos mais segurança, melhor descarte de resíduos e melhor condicionamento dos materiais".


Suzana disse ainda que os familiares e amigos das vítimas terão mais privacidade e conforto. "A recepção para atender as pessoas também será melhor, assim como a sala de reconhecimento, oferecendo mais conforto e privacidade", diz.


A previsão de conclusão da obra é para o primeiro semestre de 2015.


INSTITUTO - O IML de Londrina vai atender aproximadamente 1,5 milhão de paranaenses em 36 municípios da região. Mensalmente são recebidas cerca de 80 vítimas fatais no local.

A nova sede, que faz parte do Programa Paraná Seguro, lançado pelo governador Beto Richa, está localizada na Avenida Dez de Dezembro, no Jardim Europa, próximo ao 4º Distrito Policial. O local terá 5.556 mil metros quadrados de área total e 2.133 metros quadrados de área útil. O investimento da obra chega a R$ 4,5 milhões. O valor inclui também a locação de 25 veículos adaptados para o transporte de cadáveres, distribuídos em 18 seções médico-legais do Paraná.


Continue lendo