A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) está instalando novas lixeiras na cidade. A ação começou na última quinta-feira (22) em parceria com uma empresa privada que presta o serviço de varrição na área central.
Sem custo adicional para o município, a terceirizada irá administrar a coleta das novas lixeiras, que num primeiro momento estão sendo disponibilizadas em áreas de grande circulação de pessoas, como lagos, praças e também no calçadão.
Com modelos de mini-contêineres de mil litros e lixeiras plásticas de 240 litros, ambos com rodízios, a estimativa é ter mais de 100 pontos com as novas lixeiras até fevereiro. Além dos novos modelos, a CMTU também está revitalizando e substituindo as lixeiras feitas a partir da reciclagem das latas de tinta.
Até o momento, aproximadamente 100 pontos com lixeiras já foram trocados (ou instalados novos onde não havia) em que várias latas estavam amassadas e deterioradas, grande parte por vandalismo. A CMTU calcula ter 200 pontos instalados no mês que vem.
As lixeiras de 240 litros serão colocadas próximas a estabelecimentos comerciais, em que o lojista irá interagir com a CMTU, guardando-a e colocando-o para fora todos os dias.
Na manhã desta terça-feira (27) uma reunião com representantes da ACIL, IPPUL, CMTU (diretorias de trânsito e operações) e grupo gestor da Nova Sergipe abordou sobre a sistemática da coleta do lixo e dos novos modelos das lixeiras, que estão sendo analisados e precisarão da participação dos lojistas no processo.