Londrina

Ligado sinal de alerta contra dengue em Londrina

22 jan 2010 às 16:40

O levantamento de infestação do mosquito da dengue (LIRA), divulgado nesta sexta-feira (22), coloca o município em sinal de alerta. O LIRA apresenta 4,5% de infestação, ou seja, quatro vezes mais que o preconizado pela Organização Mundial de Saúde.

A região com pior índice é a leste: 7,38%, seguida pela central, 4,88%. Na sequência ficam Norte (4,43%), Oeste (3,73%) e Sul (3,26%). "É bem alto, preocupante, porque o índice máximo que a Organização preconiza seria 1%. O fator que contribuiu para isso foi o excesso de chuvas", comentou o Coordenador de Endemias, Elson Belisário.


Pouco mais de 8,2 mil pontos foram pesquisados. Cerca de 85% dos focos do mosquitos foram encontrados em imóveis comerciais e residenciais. O restante estava em terrenos públicos ou baldios. "As pessoas estão se descuidando, não estão tão conscientes assim", reclamou.


Combate


Para combater os focos da dengue, a Secretaria de Saúde vai colocar 250 agentes de endemias nas ruas, que contarão com apoio de outros 350 agentes comunitários. "Vamos priorizar locais com níveis altos, visitas em pontos estratégicos com duas fiscalizações mensais. Além disso, vamos distribuir material educativo (300 mil panfletos) e orientação da população", explicou o coordenador. O município também vai usar carros fumacês para matar os mosquitos.

Em 2009 foram registrado 101 casos confirmados da doença. Em poucos dias de 2010 já são quatro, sendo dois autóctones.


Continue lendo