A 'lei seca' após às 22h também será fiscalizada em Londrina na noite de Revéillon na próxima segunda-feira (31). O projeto se tornou lei neste ano após pressão de moradores de bairros afetados pelo som alto e barulhos durante a madrugada. Apesar da virada do ano, a fiscalização da 'lei seca' não deve ter trégua.
"O consumo de bebidas alcoólicas em vias públicas será proibido, a não ser que a Prefeitura de Londrina tenha programado algum evento e esteja dentro dos trâmites da lei", afirmou um dos responsáveis pela fiscalização, o guarda municipal Daniel Sakama. A prefeitura não programou eventos oficiais para a data. Recentemente, o Município ainda proibiu os fogos de artifícios com barulho na cidade.
Em julho deste ano, a prefeitura enviou o projeto da 'lei seca' para Câmara Municipal, que foi aprovada pelos vereadores. A lei proíbe o consumo de bebidas alcoólicas das 22h às 8h do dia seguinte. Esta lei também proíbe o consumo de bebidas alcoólicas num raio de 300 metros de qualquer estabelecimento de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio, em qualquer horário do dia.
Leia mais:
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Feira Londrina Criativa acontece neste fim de semana em shopping da zona norte
Moradores do Jardim Higienópolis participaram das sessões da Câmara na discussão do projeto em julho e pressionaram os parlamentares pela aprovação. Os moradores reclamavam da bagunça em torno da avenida Higienópolis e exigiram providências dos órgãos de segurança. O projeto de lei foi sancionado em outubro e já está em vigor desde o dia 8 de novembro. Até o momento, 292 pessoas foram multadas por conta da lei.
A Guarda Municipal em conjunto com a Polícia Militar fazem a fiscalização da lei na cidade. (*Sob supervisão do editor on-line Rafael Fantin)