Londrina

Lago Norte de Londrina tem despejo irregular

04 jul 2011 às 09:30

Um despejo irregular chamou a atenção de quem passou pelo Lago Norte de Londrina na manhã desta segunda-feira (4). Segundo o secretário municipal do Meio Ambiente, José Novaes Faraco, há vários peixes mortos e muita espuma no local.

Em entrevista ao Bonde, o secretário afirmou que o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) foi chamado para recolher e fazer uma análise do material. Segundo os fiscais do Instituto foi constatado uma baixa de oxigêneo na água, que pode ter causado a morte dos peixes. Essa baixa tem duas causas: o choque térmico, graças à queda nas temperaturas e a presença de material orgânico, de origem ainda desconhecida.


"Trata-se de uma poluição forte, muito grave. Isso é coisa de empresa grande, não é poluição doméstica", avaliou Faraco. O laudo do IAP deve levar cerca de uma semana para ficar pronto.


De acordo com o secretário há suspeitas de que se trata de uma empresa da região. "Tem que ser na região da bacia, vamos investigar, se não acharmos de forma direta, a análise do IAP vai mostrar qual o tipo de material foi despejado".


Moradores da região estão desde domingo (3) denunciando o fato à Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Sema). Os peixes devem ser recolhidos do lago durante a tarde desta segunda-feira (4).

(Atualizado às 10h49)


Continue lendo