Desde agosto do ano passado, o HU conta com um Laboratório de Monitoração de Propaganda, dentro do projeto de Monitoração de Propaganda de Produtos Sujeitos à Viglância Sanitária, de iniciativa da ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
O Laboratório grava, diariamente, mais de 8 horas de programação de rádio e de televisão, além de acompanhar os anúncios de produtos dos dois principais jornais da cidade, atentando tanto para a propaganda em âmbito nacional como local e regional.
Para dar conta da tarefa, estão envolvidos no projeto alunos e professores de sete cursos: Farmácia, Medicina, Enfermagem, Fisioterapia, Odontologia, Comunicação e Direito.
As ações da equipe envolvem três análises. Primeiro, um parecer técnico-científico, que verifica a veracidade científica das informações dos anúncios.
Também é feita uma análise quanto aos riscos e contra-indicações dos produtos. Aí aparece o principal problemas detectado pelo Programa da ANVISA: a omissão de contra-indicações. Isso pode causar prejuízo ao consumidor de várias maneiras. Além do risco à saúde por consumir um medicamento ou alimento inadequadamente, a pessoa também pode se sentir lesada psicologicamente (afinal, comprou com expectativa de sucesso) e até economicamente (gastou e não adiantou).
Segundo a coordenadora do projeto no HU, professora Ester Dalla Costa, até agora não foi detectada nenhuma ação tão grave, mas também salientou a omissão de contra-indicações em alguns anúncios, bem como a linguagem indutora do consumo, sobretudo voltado ao público infantil.
Fonte: Assessoria de Imprensa/HU