O prefeito de Londrina, Alexandre Kireff (PSD), disse em sua página no Facebook que se reuniu na última segunda-feira (7), com técnicos da Sanepar para esclarecer porque 34 bairros ficaram sem água no domingo (6). No sábado, a empresa informou que cerca de 100 mil residências iriam ficar sem água na cidade devido a obras de ampliação do Sistema Tibagi. Porém, vários moradores alegaram que o abastecimento não foi normalizado até o o domingo e disseram ter ficado sem água durante quase todo o final de semana.
Segundo Kireeff, os técnicos explicaram que os trabalhos de sábado tiveram "uma complexidade elevada o que atrasou a normalização do abastecimento". O prefeito disse ainda, que cobrou da Sanepar que informe a população de maneira clara sobre o risco de demora para que as pessoas não sejam prejudicadas.
"Quanto ao inconveniente das obras estarem sendo feitas nos fins de semana, eles me disseram que o impacto de se fazer a interrupção em dia comercial é muito maior, pois afetaria escolas, comércio, industria, além das próprias residências.", comentou o prefeito.
Kireeff afirmou também que estão programados mais três intervenções no sistema de abastecimento de água. "Solicitei que, quando isto ocorrer, a comunicação seja feita de forma que a população esteja esclarecida das consequências da interrupção do abastecimento, especialmente quanto a duração.Todos sabemos que estas obras são essenciais para a readequação do sistema de abastecimento à demanda atual de Londrina e Cambé, mas é fundamental que haja um esforço para minimizar os transtornos que tais obras possam causar."