A morte do empresário Albino Nascimento Marcos, de 60 anos, na última segunda-feira (11) em Guaravera deu novo gás à discussão sobre a volta das subprefeituras nos distritos de Londrina. Em entrevista à Paiquerê AM, nesta quinta-feira (14), o prefeito Alexandre Kireeff disse que estudos sobre o assunto estão sendo feitos.
Kireeff esteve com os moradores do distrito nesta manhã durante um protesto por mais segurança e garantiu medidas rápidas e eficazes no local.
Segundo o prefeito, uma série de medidas relacionados ao assunto estavam previstas para serem anunciadas em abril, mas em função da necessidade, alguns aspectos serão antecipados. Entre eles, está a nomeação de representantes dos distritos que trabalharão diretamente com a prefeitura levando as reivindicações dessas localidades. "Ainda não é a volta das subprefeituras nos distritos, mas já é um encaminhamento para que haja esse relacionamento mais ágil e mais direto", comentou em entrevista à CBN Londrina.
Em fevereiro, o prefeito recebeu um requerimento dos vereadores Sandra Graça, Marcos Belinati e Jamil Janene, que solicitava a volta das subprefeituras. Na ocasião, ele reconheceu a importância do tema e a discussão do tema. "Fui questionado durante a campanha sobre o assunto, não fazia parte do plano de governo, mas reconheci e reconheço que se trata de um tema a ser debatido", destacou o prefeito em sua página no Facebook.
Em 2002, um decreto do então prefeito Nedson Micheleti, desvinculou da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento as atribuições referentes ao meio ambiente e agregou ao serviço da pasta a administração dos distritos e patrimônios de Londrina, assim como as atividades administrativas das subprefeituras. Desde então, a população dos distritos pede a volta das subprefeituras, mas a discussão nunca foi levada em diante.