Londrina

Justiça manda Governo dobrar efetivo da Polícia Civil em Londrina

15 mar 2016 às 11:47

A Justiça acatou o pedido do Ministério Público (MP) e determinou que o Governo dobre o efetivo da Polícia Civil em Londrina. A ação civil pública foi impetrada pela promotora Claudia Rodrigues de Moraes no dia 26 do último mês.

Assinada pelo juiz da 2ª Vara de Fazenda Pública, Emil Tomás Gonçalves, a liminar dá prazo de 10 meses para que o Governo do Estado convoque três delegados exclusivos para o plantão da 10ª Subdivisão Policial (SDP), um para cada um dos seis distritos, um delegado exclusivo para a repartição de acidentes de trânsito, um para completar o quadro do Divisão Estadual e Narcóticos (Denarc), um para Tamarana, um para casos de violência doméstica e um para a Delegacia de Homicídios. O número de investigadores e escrivães também deverá ser duplicado.


O magistrado reconheceu, ainda, a necessidade da reativação da delegacia de Tamarana, região metropolitana de Londrina. A medida liminar exige uma equipe completa de escrivães e investigadores, "observando o padrão mínimo adotado para qualquer delegacia em funcionamento no Estado". Essa ordem, por sua vez, deve ser acatada em até 90 dias.


Em caso de descumprimento, o secretário de Segurança Pública (Sesp), Wagner Mesquita de Oliveira, está sujeito à multa diária de R$ 5 mil. A pasta informou à reportagem do Portal Bonde que ainda não foi notificada sobre a decisão.


A ação civil foi ajuizada após um levantamento realizado pelo próprio Ministério Público (MP), cujo resultado apontou que a cidade opera com metade do efetivo policial necessário. Atualmente, há 14 delegados, 29 escrivães e 124 investigadores trabalhando em Londrina.

Em nota, a Polícia Civil informou ter sido notificada da decisão judicial e que estão sendo feitos estudos visando o cumprimento no prazo estabelecido.


Continue lendo