Londrina

"Irmãos" de Nishinomiya prestigiam festa dos 80 anos de Londrina

09 dez 2014 às 14:47

A Câmara de Vereadores será palco nesta terça-feira (9), a partir das 19 horas, da recepção oficial à comitiva de empresários de Nishinomiya (Japão), cidade irmã de Londrina, que participará das comemorações relativas ao aniversário de 80 anos da cidade. O grupo retribui convite do presidente do Legislativo Rony Alves (PTB) e do prefeito Alexandre Kireeff (PSD), que em março deste ano visitaram Nishinomiya durante a programação da 41ª Missão Econômica Brasil-Japão.

A comitiva japonesa é chefiada pelo empresário Yasuhiko Aoki, 76 anos, atual presidente da Associação de Amizade Nishinomiya-Londrina e um dos grandes incentivadores do convênio de irmandade entre as duas cidades, aprovado em 1976. Acompanham o empresário a sua esposa, Fusako Aoki; o deputado estadual da Província de Hyogo, Eiji Imanishi; o diretor da Civic Organization, Yohsuke Kotake e a esposa Yukiko Kotake; além do empresário Masahiro Matsuoka e Madoka Yshibashi.


Homenagem - Além de vereadores, devem participar da recepção à comitiva de Nishinomiya o prefeito Alexandre Kireeff, o presidente da Associação de Intercâmbio Londrina-Nishinomiya, empresário Iwao Miyamoto e representantes da colônia nipo-brasileira que residem na cidade. Durante a cerimônia, o empresário Yasuhiko Aoki será homenageado com o Diploma de Reconhecimento Público. A concessão da honraria foi proposta pelos vereadores Mario Takahashi (PV) e Roberto Kanashiro (PSDB).


Yasuhiko Aoki nasceu em Nishinomiya em 1938, cidade onde concluiu o curso de Economia pela Universidade Kwansei Gakuin. Descendente de uma tradicional família do ramo de restaurantes e hotelaria se interessou pelo Brasil na década de 70. Depois depois de montar o Restaurante San Remo em Londrina, no mesmo período, criou o Restaurante Tsubaki, instalado no interior do prédio Nikkey Palace Hotel, no bairro da Liberdade, em São Paulo (SP) e instalou, ainda na capital paulista, o Restaurante Tora, em frente ao Hotel Maksoud Plaza. Posteriormente transferiu seus negócios para o Japão para atuar no ramo hoteleiro na sua cidade natal.


Yasuhiko Aoki foi o idealizador do convênio de irmandade entre as cidades de Londrina, no Brasil e Nishinomiya, no Japão. A irmandade entre as duas cidades foi aprovada por meio da Lei n° 2.680, de 4 de novembro de 1976, iniciativa do prefeito à época José Richa. O convênio de irmandade foi firmado no ano seguinte, em 1977. Desde então, Yasuhiko Aoki já fez mais de 50 viagens ao Brasil e a Londrina.

Festividades – No dia seguinte (10), data do aniversário de Londrina, a comitiva japonesa participará no período da manhã da cerimônia de instalação da sede do Governo do Estado em Londrina em comemoração ao aniversário de 80 anos da cidade e na sequencia visitará o Museu Histórico Padre Carlos Weiss. No início da tarde, o grupo conhecerá o Parque Daisaku Ikeda (região Sul), onde fará o plantio de árvores e logo depois participará de uma reunião com lideranças empresariais de Londrina e região na sede da Associação Comercial e Industrial de Londrina (ACIL). A comitiva retorna ao Japão na quinta-feira (11).


Continue lendo