A campanha Não Me Esqueças neste Natal foi lançada pelo INME (Instituto Não Me Esqueças), organização de referência no suporte a famílias que convivem com a Doença de Alzheimer e outras demências em Londrina. A ação, voltada para arrecadar recursos destinados à manutenção e expansão de seus serviços gratuitos, convida a comunidade a participar por meio de doações de qualquer valor, pontuais ou mensais, fazendo parte de um ato que simboliza solidariedade e impacto social.
Interessados em aderir à campanha devem acessar o link: https://naomeesquecas.org.br/natal/. Cada doação será registrada em uma árvore de Natal virtual, representando o impacto coletivo na vida das famílias atendidas.
“O suporte às famílias que convivem com demências é uma causa de grande relevância social e deve ser encarado como um investimento que beneficia toda a sociedade”, afirma Elaine Mateus, fundadora do instituto. “Cada doação fortalece a conscientização, amplia a empatia e permite que serviços essenciais, como oficinas terapêuticas, estimulação cognitiva e os grupos de apoio e terapia comunitária, continuem beneficiando nossa comunidade”, reforça.
Sobre o INME
Desde 2017, o Instituto atua como um ponto de apoio essencial para famílias afetadas pela demência, oferecendo serviços gratuitos que incluem terapias não medicamentosas, palestras, grupos de apoio e orientação. Reconhecida nacionalmente pela gestão ética, profissionalizada e transparente, a instituição se destacou em iniciativas como a série Além do Esquecimento , apresentada por Dráuzio Varella no Fantástico, e pela inovação em suas práticas.
Em 2023, o Instituto realizou quase 7 mil atendimentos, um crescimento exponencial comparado ao ano anterior, quando foram realizados 1.961. Para 2024, estima-se um crescimento de aproximadamente 15% no número total de atendimentos, refletindo o compromisso com o bem-estar da comunidade. A campanha de Natal se propõe a garantir a continuidade e ampliação dessas ações, além de reforçar a importância de parcerias e doações para sustentar o trabalho realizado.
A ONG londrinense acaba de ser certificada com o Selo Bronze do Programa ODS, um reconhecimento que destaca seu compromisso com os ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável). A certificação é concedida pelo Instituto ODS, que avalia iniciativas de impacto social e sustentável em organizações de todo o Brasil. A premiação será realizada na próxima sexta-feira (29), em São Paulo, e reforça a relevância do trabalho do Instituto na inclusão e apoio a famílias que convivem com demências.
O Instituto Não Me Esqueças possui Termo de Colaboração com a Prefeitura de Londrina, através da SMI (Secretaria Municipal do Idoso). Através dessa parceria, é feito o repasse de recursos que viabilizam a realização do Programa de CAPAz (Cuidado e Apoio a Pessoas com Alzheimer).
(Com Assessoria do Instituto Não Me Esqueças)