O Coletivo Black Divas promove no domingo (18), a partir das 15h, 4ª Mostra Cultural e a 60ª Feira Black Empreendedorismo com a 13ª edição do concurso Miss e Mister Beleza Negra. O evento gratuito acontece a partir das 16h na estância Patrial Eventos, localizada na estrada da Cotia, Km 1,8, S/N em Londrina.
A trancista Milena da Costa é uma das atrações do evento que contará também com gastronomia, feira de produtos e de serviços, além do baile black soul, com Will e Sha.
As organizadoras do coletivo ressaltam que o concurso é totalmente gratuito, inclusive com transporte para os familiares das candidatas e candidatos. O intuito é ir além de uma competição de beleza, mas promover pertencimento e empoderamento.
Leia mais:
Cursinho para alunos periféricos comemora aprovações no Vestibular da UEL em Londrina
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025
“Nosso objetivo é ressaltar a presença negra nos vários aspectos dentro do empreendedorismo, seja no fazer cultural, artístico e intelectual. E esse projeto busca trazer visibilidade e qualificação para empreendedores negros e negras, propiciando networking, a manutenção da tradição da comunidade negra e para alavancar o comércio dos seus produtos”, diz a coordenadora do coletivo Black Divas, Sandra Mara Aguilera.
Com 20 anos de atuação, o Coletivo Black Divas é destaque na luta pelo empoderamento e emancipação da população negra em Londrina. Aguilera conta que o concurso de Miss e Mister beleza negra começou com mini desfiles em escolas e comunidades.
"Em 2003 já realizávamos desfiles e mini concursos em escolas e alguns lugares nas comunidades, como uma boa porcentagem inicial do Coletivo Black Divas eram da Educação, sempre voltamos para esse olhar e os cuidados para as nossa etnia, que sempre esteve na base da pirâmide com mínimas possibilidades de visibilidade. Na época eu participei do grupo de estudos da Equipe NEREA que implantou no Paraná e Lei 10.639.03 que trata da implementação da lei, e diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira, Africana ensino da rede pública estadual do Paraná, se reuniu com estudiosas da pauta e amigas e foi lançado o 1º concurso Kids Beleza Negra, que desde 2016 são Crespinhos e Crespinhas," conta Aguilera.
1º concurso Kids Beleza Negra do Coletivo Black Divas
A busca a valorização da cultura afro brasileira também é um dos objetivos do grupo. "Queremos combater a discriminação racial a partir da valorização do fenótipo, da estética afro brasileira, linda da comunidade negra, dar visibilidade aos pares,potencializar a autoestima das pessoas negras, comunidade negra, destacando sua ancestralidade e valorizando a diversidade étnica e sociocultural em nossa comunidade; valorizar a cultura afro barsileira; suprir a ausência de eventos específicos voltados para a população afro-brasileira Londrinense; promover a interação a população negra, a cultura negra", ressalta a coordenadora.
A Mostra Cultural do Coletivo Black Divas tem patrocínio do Ministério da Cultura, por meio da Lei Paulo Gustavo, e apoio da prefeitura de Londrina.
CATEGORIAS DO CONCURSO DE MISS E MR BELEZA NEGRA
De 4 a 7 anos: Crespinhos (Kids)
De 8 a 11 anos: Teen
De 12 a 16 anos: Miss Teenager
De 17 a 25 anos: Young Miss
De 26 a 60 anos: Adulto Miss
Plus Size: Miss
Masculino: De 17 a 60 anos: Mister Beleza Negra Black Divas 2024
Simpatia: Miss Beleza Negra Simpatia 2024 Black Divas