Londrina

Incêndio atinge borda do Parque Arthur Thomas em Londrina

09 mai 2018 às 16:43

Um incêndio atingiu a borda do Parque Arthur Thomas, que faz a lateral da avenida Dez de Dezembro, na noite de terça-feira (8), por volta das 20h30. O fogo queimou várias moitas de bamboo.

A equipe do Corpo de Bombeiros da zona sul foi acionada e chegou ao local aproximadamente 30 minutos após o chamado. Rapidamente a equipe controlou o fogo. A secretária municipal do Ambiente, Roberta Queiroz, acompanhou todo o incidente no parque. Conforme Roberta, o fogo se propagou de forma rápida, devido ao clima seco em Londrina.


"A equipe do Corpo de Bombeiros periciou toda a área e nos informou que há indícios de que o fogo tenha sido provocado de forma intencional, pois havia um buraco na grade do parque, provavelmente causado por alguém que queria adentrar no local."


Roberta informou que será aberto um B.O. (Boletim de Ocorrência) junto aos órgãos competentes, para que seja feita a investigação do caso. Segundo a secretária, a Guarda Municipal faz a ronda do parque, contudo, por conta da extensão, muitos locais são inacessíveis. "Foi um incêndio que poderia ganhar uma proporção grande, causando riscos ao nosso patrimônio natural, à biodiversidade e aos animais. Graças a Deus foi possível contê-lo a tempo de causar maiores danos."


A secretária alerta para o perigo das queimadas intencionais, principalmente neste período de estiagem, e lembra que as queimadas são proibidas na área urbana. "Tem uma parte da população que ainda tem o costume de varrer a frente da casa e colocar fogo nas folhas e entulhos, de colocar fogo em terrenos vazios, para matar o mato e não ter que fazer a roçagem, e isso provoca riscos de incêndios, além de prejudicar a saúde das pessoas, por conta da fuligem e fumaça", explicou.


Além disso, segundo Roberta, os animais que estão nas matas que recebem o fogo, como aranhas, escorpiões e cobras, acabam buscando abrigo nas residências, causando outro tipo de problema. A secretária informa que a população pode denunciar os incêndios intencionais tanto para a Sema (Secretaria Municipal Do Ambiente), no setor de Fiscalização, telefone (43) 3372-4770, quanto para a Guarda Municipal, no 153. "Se tiver fotos, que ajudam a identificar os autores, melhor ainda, pois além da infração administrativa, a pessoa poderá responder criminalmente, pois a prática de promover queimadas na área urbana constitui crime ambiental", salientou.


Orientações


Devido à ausência de chuvas em Londrina - são cerca de 40 dias sem chuvas – é importante que a população tome alguns cuidados para evitar acidentes, como o aconteceu no parque. Isso porque o tempo seco favorece ainda mais o risco e a propagação de incêndios florestais, pois a vegetação está mais seca e consequentemente mais suscetível a queimadas.


De acordo com o major do 3º Grupamento de Bombeiros, Clodomir Marafigo Junior, a principal orientação é não fazer o manuseio de fogo próximo a matas, pois além de colocar em risco a vida das pessoas, as residências e os patrimônios públicos, a fumaça inalada nestas ocasiões também é prejudicial à saúde. Outra orientação é não jogar pontas de cigarro acesas próximo a qualquer tipo de vegetação e não fazer a extinção do incêndio por conta própria, caso haja grande volume de fogo e fumaça. Neste caso, a população pode acionar o telefone de emergência do Corpo de Bombeiros, no 193.


De acordo com dados do 3º Grupamento de Bombeiros de Londrina, de janeiro até agora, foram registrados, no Município, 331 incêndios ambientais, sendo que 196 foram no mês de abril, ou seja, 60% dos registros ocorreram no último mês.


Segundo o major Marafigo, as condições climáticas influenciam muito os incêndios florestais, além da imprudência das pessoas, que provocam queimadas e, muitas vezes, acabam perdendo o controle do fogo. "A tendência das ocorrências é piorar, pois não temos previsão de chuva para esta semana, por isso a importância de tomar medidas de precaução para evitar os incêndios", ponderou.

(Com informações do N.Com)


Continue lendo