Londrina

Imagens de drone mostram como ficarão avenidas de Londrina com iluminação LED

22 fev 2019 às 11:54

Imagens registradas pelo fotógrafo londrinense Wilson Viera demonstram a diferença da iluminação tradicional para as lâmpadas LED, que começaram a ser implementadas pela Sercomtel Iluminação nas ruas de Londrina. A gravação feita com um drone na Avenida Saul Elkind mostra o trecho em que as trocas já foram feitas, com luzes brancas, comparando com outros ainda iluminados com lâmpadas de vapor de mercúrio ou sódio, de tons amarelados e menor intensidade. Veja abaixo:



A implantação do novo sistema de iluminação por LED é o objetivo do programa Cidade Iluminada, que começou oficialmente nesta quinta-feira (21), com a assinatura de ordens de serviço e envio de funcionários, equipamentos e caminhões para os locais de instalação. A estimativa é que 23 mil pontos de iluminação sejam totalmente modernizados até 2021.


Entre os pontos que vão receber a nova iluminação estão as avenidas Dez de Dezembro, Avenida Santos Dumont, Juscelino Kubitschek, Higienópolis, Quintino Bocaiúva, Tiradentes, Saul Elkind, Duque de Caxias, São João, Rua Goiás, e Rodovia Carlos João Strass.


O projeto, desenvolvido pela Sercomtel Iluminação em parceria com a Secretaria Municipal de Obras, contempla a retirada de lâmpadas e luminárias obsoletas, braços fora do padrão e mal dimensionados e a instalação de novos conjuntos de iluminação pública, com luminárias LED já preparadas para a telegestão, juntamente com braços adequados à largura e classificação das vias. O prazo estimado para a conclusão dos trabalhos da primeira fase é de 30 meses.


O programa se estenderá por toda a cidade com prioridade para a instalação em vias com escolas e unidades de saúde. Ao todo, o programa Cidade Iluminada prevê a substituição de 46 mil pontos de Iluminação Pública em Londrina. De acordo com o presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, a ação deverá propiciar a modernização dos equipamentos por toda a cidade, além de padronizar e harmonizar o sistema, trazendo, consequentemente, uma perceptível melhora na luminosidade, conforto e segurança à população.


O presidente da Sercomtel Iluminação, Luciano Kühl, as luminárias em LED garantem uma uniformidade na distribuição da luz na via 50% maior; melhor índice de reprodução das cores, além de possuir o dobro de durabilidade das convencionais e a possibilidade de telegestão.

O investimento para a execução da primeira etapa do projeto Cidade Iluminada é de R$ 42.464.424,15, recurso proveniente do Cosip (Custeio do Serviço de Iluminação Pública. O programa foi totalmente desenvolvido de acordo com especificações técnicas do Inmetro, que em 2018 estabeleceu parâmetros para a implantação de LED em sistemas públicos de iluminação.


Continue lendo