A imagem de Nossa Senhora Aparecida, que fica na fachada do Santuário, na Vila Nova (região central de Londrina), será restaurada para a grande Festa da Padroeira, cuja programação tem início no dia 30 de setembro e celebra a data oficial da padroeira do Brasil no dia 12 de outubro. Com cinco metros de altura, a santa foi retirada do local com um caminhão muque, um guindauto, para ser restaurada por voluntários do Santuário. A expectativa é que fique pronta antes do dia 30 de setembro, quando tem início a programação religiosa e cultural dos festejos da padroeira.
“A imagem da santa é um ícone da nossa fachada, é parte da nossa característica. E agora será restaurada pelo trabalho valoroso dos nossos voluntários”, afirma padre Rodolfo Trisltz, pároco e reitor do Santuário. A imagem foi adquirida pela comunidade na época em que o pároco era o padre Vandemir Araújo, em setembro de 2012. O custo da imagem, na época, girou em torno de R$ 18 mil, fora custos de instalação e iluminação, tudo fruto de doações da comunidade. Além disso, um paroquiano doou um terço de cristal, que fica nas mãos de Nossa Senhora Aparecida.
Os voluntários explicam que a imagem da santa já foi retirada duas vezes ao longo desse período. Uma delas para ser lavada e a outra, quando acabou recebendo uma pintura. Desta vez, a imagem de Nossa, que é feita de fibra e tem cinco metros de altura, receberá uma restauração, inclusive elementos que estão gastos pelo tempo. Além disso, o nicho onde está instalada a imagem tem uma gaveta que guarda o livro de doação da imagem e do terço e receberá uma nova iluminação para destacar a imagem.
Leia mais:
Bairro da Zona Norte de Londrina recebe 240 novas unidades habitacionais
Jovens de Londrina e da região são destaques no cenário musical
Dia da Saul Elkind movimenta principal via comercial da zona norte de Londrina
Escola Municipal do Eli Vive em Londrina ganha sede em terreno de 6.300m²
A imagem foi retirada na última segunda-feira (4), será primeiramente lavada para depois receber a restauração. Ela está nos fundos do Santuário, no Espaço Mariano. Entre os voluntários, estão Pedrina Marques, Célia Moraes, Paulo Moraes e Angelica Biz. “A fé e a devoção de nosso povo merecem que cuidemos dos nossos ícones religiosos”, ressalta o padre Rodolfo Trisltz. A programação completa da Festa da Padroeira 2023 será divulgada a partir do dia 13 de setembro.