Londrina

ICL instala aparelho para otimizar radioterapia

01 jun 2007 às 16:17

O vice-governador e governador em exercício Orlando Pessuti e o deputado estadual Luiz Eduardo Cheida (PMDB) participam nesta sexta-feira (01), às 17h, da inauguração de novo serviço na área de radioterapia do Instituto do Câncer de Londrina (ICL), com a instalação do aparelho de Acelerador Linear. A cerimônia será no Hospital Professor Antonio Prudente, na rua Lucilla Ballalai, 212, no jardim Petrópolis.

O hospital atende em média 400 pacientes por dia, totalizando três mil atendimentos por mês. Deste total, cerca de 2.500 pessoas permanecem em tratamento. Entre os atendidos, cerca de 125 paciente são submetidos diariamente a radioterapia. Com o novo equipamento, a expectativa é que as sessões de radioterapia sejam mais ágeis e os atendimentos terminem mais cedo.


O Hospital do Câncer de Londrina é voltado ao atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) de 151 municípios em seis Regionais de Saúde.

Para abrigar o novo equipamento e conter a irradiação, uma sala especial, chamada casamata, foi construída. As paredes chegam a 1,80 metros de espessura de concreto puro e os revestimentos são de chumbo. As obras custaram mais de 500 mil reais e foram finalizadas a partir de doações de empresas da região. Antes, uma base estrutural já havia sido feita com recursos do Ministério da Saúde, que também disponibilizou verba para a compra do acelerador. Os investimentos com o equipamento chegaram a 650 mil dólares.


Continue lendo