Londrina

Hospitais são liberados para cirurgias eletivas

03 set 2002 às 14:50

A Secretaria Municipal de Saúde de Londrina liberou, na última segunda-feira, os Hospitais da Zona Sul (HZS) e Zona Norte (HZN) para voltarem a realizar, normalmente, as cirurgias eletivas. Segundo secretário de Saúde, Sílvio Fernandes, os dois hospitais apresentaram planos de ampliação de leitos para atendimento no Pronto-Socorro (PS), um dos objetivos da medida que reduziu o número de cirurgias eletivas na cidade.

O HZS pretende criar mais dois leitos para o atendimento no PS e contratar mais um médico plantonista para o período da manhã, nos próximos dias. A médio prazo, existe a proposta para uma pequena reforma que vai aumentar para sete o número de leitos. No HZN foram criados, na última semana, mais seis leitos para o atendimento do PS.


O número de cirurgias eletivas intervenções que não caracterizam emergência e são marcadas com antecedência, sem riscos para o paciente havia sido reduzidos pela metade há duas semanas, com objetivo de reduzir a superlotação de leitos nos PSs e melhorar a qualidade do atendimento hospitalar. ''Com aumento de leitos, as cirurgias podem voltar'', afirmou Fernandes.

O secretário também informou que a verba para a reforma e para a capacitação dos profissionais virá do Fundo Municipal de Saúde. Em relação ao salário do novo médico plantonista, ele disse a responsabilidade é do Cismepar, órgão que contrata os funcionários para o HZS e HZN e ajuda na compra de medicamentos e materiais.


Continue lendo