Londrina

Hallel deve reunir 100 mil pessoas em Londrina

25 mai 2012 às 12:38

Mais de 100 mil pessoas devem passar pelo Parque de Exposições Ney Braga neste domingo (27), para o Hallel Londrina, que tem como tema neste ano "Pela Saúde: Deus é Vida e Amor".

O evento, que vai das 8h às 22h, é gratuito. A organização pede que as pessoas doem um quilo de alimento não perecível ou uma fralda geriátrica, que serão doados para instituições da cidade.


O evento católico, marcado pela evangelização, através da música, vai reunir diversas bandas do Brasil, além de DJs e pregadores. Cerca de duas mil pessoas estão envolvidas na organização do Hallel Londrina, que terá dois palcos, ambulatório médico, praça de alimentação, banheiros químicos, estrutura de segurança, entre outros.


O Hallel tem início com a chegada de Nossa Senhora Aparecida, vinda de helicóptero, diretamente da Basílica Nacional, que fica em Aparecida, no interior de São Paulo.


A imagem chegará por volta das 8 horas, no parque Ney Braga. Vai percorrer a multidão até o palco, onde haverá uma bênção especial, que deve ser dada pelo arcebispo de Londrina, dom Orlando Brandes. No ano passado, centenas de pessoas acordaram cedo especialmente para este momento: agradecer graças alcançadas e fazer pedidos especiais.


No palco central do evento durante todo o dia passarão atrações como Rosa de Saron, Genesis, Frei Zeca, Adriana, The Flanders, Trilhas do Céus, DJ Tau, entre outros.


Módulos


Durante o dia, os visitantes do Hallel poderão participar das pregações que acontecerão em 12 módulos espalhados nos pavilhões do Parque Ney Braga. Todos funcionarão com programações específicas, de acordo com o tema de cada, das 11h às 17h. Serão formações sobre família, juventude, crianças e espaços dedicados à oração, como as capelas do Santíssimo e do silêncio.


Um dos módulos que mais atrai jovens é o SacraBeats, que reúne a juventude para uma festa com música eletrônica, no fim do dia. Neste ano haverá ainda o módulo Bote Fé, uma preparação para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que será realizada em 2013, no Rio de Janeiro e também o PHN, que orienta sobre as dependências químicas, com depoimentos e orações.


Ás 15 horas, todos os módulos param suas atividades para a missa, que será realizada no palco central, presidida pelo arcebispo dom Orlando Brandes, co-celebrada por dom Albano Cavallin e animada pelo frei Zeca, que vem do interior de São Paulo.


Neste ano o Hallel conta ainda com pregações do padre Haroldo Rahm, um dos sacerdotes que trouxeram a Renovação Carismática Católica (RCC) ao Brasil. Foi ele quem iniciou os retiros de experiência de oração em Campinas (SP), quando participou o então jovem sacerdote Jonas Abib, fundador da Comunicação Canção Nova.


História


Em Londrina, a primeira edição do Hallel foi em 2004 e atingiu um público de 75 mil pessoas. O primeiro Hallel aconteceu na cidade de Franca, cidade do interior paulista, em 1988. Hoje, o Hallel acontece também em Maringá (PR-1995), São José dos Campos (SP), Brasília (DF) e Paracatu (MG).

A palavra Hallel é de origem aramaica e significa "cântico de louvor e exaltação a Deus", músicas que celebram a vida. O salmo 135 era especificamente recitado na Páscoa. Era uma grande manifestação do povo que louvava a Deus por meio dos sons de instrumentos musicais e da dança. O que o HALLEL pretende com seu lema é aproveitar uma característica forte do jovem que é o gosto pelo SOM (música) para a evangelização.


Continue lendo