Londrina

Guardas municipais vão aprender a usar motosserras em Londrina

18 set 2014 às 16:08

No decorrer da próxima semana, quatro guardas municipais que trabalham em apoio à Defesa Civil vão participar de um curso de Operador de Motosserra ministrado pelos técnicos da Secretaria Municipal de Ambiente (Sema). A aula inicial será na segunda-feira (22), das 7h às 13h, na sede da Sema, na rua da Natureza, 155, Jardim Piza.

O objetivo é garantir mais agilidade ao atendimento à população em casos de tempestades e chuvas fortes com quedas de árvores. Isto porque, de acordo com o guarda municipal e membro da Comissão Municipal de Defesa Civil, Demerval Anderson, cabe à Defesa Civil auxiliar a população para que a situação de normalidade volte o mais rápido possível.


"Nós estamos próximos ao período crítico de chuvas e tempestades, que vai de outubro a março, então essa é uma ação preventiva da Secretaria de Defesa Social que é responde pela coordenação da Defesa Civil. Em dias de chuvas fortes nos quais houver quedas de árvores, os quatro guardas estarão treinados para operar a motosserra e poderão ajudar no corte das árvores. Assim, eles agilizarão o serviço e trarão normalidade a situação o mais rápido possível, beneficiando a população e toda a cidade", esclareceu Anderson.


Os quatro guardas municipais trabalham em horários diferenciados, o que permite o atendimento 24 horas por dia. A capacitação vem para cumprir a Norma Reguladora n° 12 (NR-12), que trata sobre segurança no trabalho e máquinas e equipamentos. A NR exige pelo menos um profissional capacitado para operar a motosserra.

Ainda é responsabilidade da Sema a poda regular de árvores. Mas a partir deste treinamento, a Defesa Social, através da Defesa Civil, poderá ajudar no corte e na remoção de árvores caídas que obstruem as vias. A Sema fica responsável pelo recolhimento dessas árvores.


Continue lendo