A Secretaria Municipal de Defesa Social, por meio da inspetoria de patrulhamento preventivo da Guarda Municipal (GM) de Londrina intensificou o trabalho das rondas de segurança no interior e nos arredores dos cemitérios municipais. O objetivo da ação é evitar furtos e demais delitos.
O serviço acontece em consonância com a central de monitoramento da GM. Em 2017, a Secretaria instalou uma câmera, com capacidade para monitorar 24 horas por dia com ângulo de 360º, em uma torre localizada na sede da Administração dos Cemitérios e Serviços Funerários de Londrina (Acesf), na avenida avenida Juscelino Kubitscheck, 2.948.
A intensificação dos serviços é fruto de reuniões que envolvem a Acesf, com participação do superintendente Leonilso Jaqueta, junto com o comando da GM. Estão sendo debatidas várias medidas que podem e devem ser tomadas para aprimorar as atividades de segurança.
Leia mais:
Com apenas 14 anos, menino 'gênio' de Londrina é aprovado em Vestibular da UEL
Família reencontra jovem desaparecido há 4 meses com ajuda de reportagem do Portal Bonde
Secretário do Planejamento em Londrina, Rambalducci quer aliar eficiência e desenvolvimento
Estudante se emociona ao passar em Medicina na UEL depois de 70 vestibulares
"Hoje ampliou o atendimento da Guarda. Nós vemos com frequência as patrulhas durante o dia e à noite. Tem dado resultado. Nós não vemos pessoas estranhas circulando dentro dos cemitérios. As famílias podem fazer suas visitas com tranquilidade. Esse apoio e a presença da guarda é fundamental", agradeceu Jaqueta.
A melhoria na segurança é decorrente da efetivação de uma lista de medidas, elaborada e encaminhada aos responsáveis, pela GM. Para somar a isso, o novo secretário de Defesa Social, Pedro Ramos, trouxe um plano de segurança de instalações públicas municipais.
"Essa é uma atividade que será desenvolvida entre guardas municipais e os responsáveis pelos estabelecimentos do município de identificar todos os pontos vulneráveis e a insegurança que eventualmente possa ter nesses locais. Entrada e saída primária, secundária. Falta de cadeado. Portão destrancado. Iluminação. Dificuldade com arborização. Esse tipo de plano vem agregar a participação dos responsáveis pelos órgãos. Com isso, poderão ser tomadas as medidas pertinentes", explicou.
De acordo com o inspetor-geral Ederson Reis, a Guarda Municipal cuida de cerca de 400 próprios públicos da cidade. "Nem sempre é possível estar presente em todos estes locais. A população pode colaborar com as ações de segurança da GM apontando qualquer situação pelo telefone 153", disse.
Melhorias
Relatório da GM apontou que o principal problema do cemitério São Pedro era a altura do muro, o que, de acordo com Jaqueta, já está em fase de resolução.
"Eu diria que quase todas as medidas foram no consenso com base nas orientações da guarda municipal. Como, por exemplo, levantar os muros, que eram muito baixos. Era padronizado em 1,90. Hoje nós estamos fazendo 2,70m. Foi uma orientação da Guarda. Outro ponto positivo que saiu da indicação da GM foi a questão da iluminação. Nós temos uma câmera, mas é um ambiente muito escuro à noite. Agora nós estamos em processo de licitação", concluiu o superintendente.
A Acesf informou que a previsão para que a iluminação nos cemitérios São Pedro, Padre Anchieta e João XXIII seja instalada é de 30 a 40 dias. A licitação contempla 10 postes de 7 metros e lâmpadas de LED. Ainda de acordo com a superintendência, existe um projeto para instalação de câmeras em todos 5 cemitérios da zona urbana.