O Consórcio Intermunicipal de Segurança Pública e Cidadania de Londrina e Região (Cismel) publicou, no Diário Oficial da União da última segunda-feira (9), o resultado do pregão eletrônico que prevê a reformulação do sistema de radiocomunicação das Guardas Municipais de Londrina, Arapongas e Apucarana para a plataforma digital.
A empresa paulistana Teltronic Brasil será a responsável pela implantação do novo modelo. Os recursos programados, todos oriundos da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), giram em torno de dois milhões e setecentos mil reais. O decreto foi assinado pelo prefeito de Cambé e atual presidente do Cismel, João Pavinato.
De acordo com o procurador jurídico do órgão, Jeferson Luiz Matias, o rádio digital era pleiteado desde o final do ano passado. A expectativa é que em até 30 dias o contrato com a Teltronic seja finalizado. Logo depois, será despachada a ordem de serviço para aquisição dos equipamentos.
Matias garante que "o Cismel encontrou algumas dificuldades durante o certame devido à alta tecnologia". Rádios portáteis deverão ser totalmente trocados para a instalação do novo sistema. A intenção é que a comunicação entre as forças de segurança seja mais eficiente, principalmente com a Polícia Rodoviária Estadual, Federal e a Militar do Paraná.