Ao menos quatro manifestações políticas deverão ocorrer em Londrina nesta quarta-feira (7), feriado da Independência do Brasil. Três delas são de grupos de direita e de manifestações favoráveis ao presidente Jair Bolsonaro (PL), que é candidato à reeleição. Por conta da polarização política, o chamado Grito dos Excluídos, que é organizado por pastorais sociais e movimentos de esquerda, neste ano não será realizado após o Desfile de 7 de Setembro na Avenida Leste Oeste e foi transferido pelos organizadores para o conjunto Flores do Campo (zona norte). A Policia Militar informou que estará presente nos atos para garantir segurança à população.
Os dois principais movimentos organizados por apoiadores de Bolsonaro e por candidatos de partidos da base de sustentação do presidente no Congresso vão ocorrer em dois períodos do dia. Uma motociata, com a presença confirmada do Moto Clube de Londrina, marcou concentração às 9 horas em frente à Prefeitura (Avenida Duque de Caxias) e seguirá pela avenidas Juscelino Kubitschek e Tiradentes até o Parque de Exposições Ney Braga. Outro evento, organizado pelos movimentos Direita Londrina, Nas Ruas Movimento Conservador Londrina e tem concentração prevista às 15 horas na rotatória da JK com a Avenida Higienópolis.
O policial militar da reserva Reginaldo Oliveira, que é um dos organizadores da motociata, disse esperar ao menos mil motocicletas de vários grupos de adeptos da modalidade na região no ato pró-Bolsonaro. "A divulgação é feita pelas redes sociais, mas tem uma previsão de chuva que pode impactar na concentração. Nesses 200 anos de Independência do Brasil, estaremos todos de verde e amarelo com a bandeira do Brasil defendendo pautas como a família, a liberdade e a pátria." Segundo ele, haverá um carro de som acompanhando a motociata, mas as falas não serão direcionadas. "Todo mundo terá direito de se expressar. São vários motoclubes que são pró-Bolsonaro que estarão com seus brasões, mas estaremos com muitos motociclistas independentes, em modo geral".
Leia mais:
Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Questionado se haverá manifestação com pautas antidemocráticas, como o fechamento do STF (Supremo Tribunal Federal), Oliveira disse que não há indicativo nesse sentido. "Algumas críticas poderão ser feitas, mas não iremos direcionar as falas dos manifestantes", afirmou o coronel Reginaldo.
Pela manhã, também haverá uma carreata marcada para as 9 horas saindo da zona norte, com caráter "independente", e que inclui na pauta a defesa do novo piso salarial da enfermagem, suspenso por uma liminar deferida pelo ministro Luís Roberto Barroso no domingo (4). No despacho, o magistrado ponderou que é preciso atentar sobre "eventuais impactos negativos", pois o Legislativo e o Executivo, segundo ele, não tomaram providências para absorver os custos dos novos salários. O plenário da Corte marcou para a próxima sexta-feira (9) o julgamento da decisão.
CONTINUE LENDO: Para evitar conflitos, "Grito dos Excluídos" vai ocorrer fora do centro de Londrina