Londrina

Grupo lança foguete em Londrina

20 jul 2001 às 19:23

Uma equipe de alunos e professores do Centro Politécnico da Universidade Norte do Paraná (Unopar) vai lançar amanhã (21/07), às 15 horas, um foguete experimental denominado Sistema de Transporte Aeroespacial Recuperável (STAR). O foguete, que mede 3,5 m de altura, com 15 cm de diâmetro e 32 quilos, foi projetado e executado pelo grupo Sistema de Pesquisa Aeroespacial Científica Educativa (SPACE). O lançamento será na Fazenda Rivoli, localizada na rodovia PR 445, próximo ao distrito de Irerê.

O projeto vem sendo desenvolvido há um ano, com a participação de 12 alunos dos cursos de engenharia elétrica e computação. ''A idéia é fazer com que os alunos coloquem em prática os conhecimentos em engenharia'', afirma o professor Fernando Stancato, coordenador dos trabalhos. O STAR foi um dos dois projetos brasileiros aprovados no Congresso e Feira Internacional Aeroespacial, que acontece em Toulose, na França, entre 2 e 5 de outubro de 2000.

Segundo Stancato, o projeto custou aproximadamente R$ 7 mil, e foi financiado por três empresas locais e uma empresa americana. O combustível do STAR foi uma adaptação do propelente normalmente utilizado nos foguetes, uma mistura de açúcar com nitrato de potássio. No caso, o grupo optou por uma receita que utiliza açúcar com nitrato de sódio, que sai mais em conta. O foguete deverá subir a uma altura de 2,5 mil metros e retornar no máximo em dois minutos.
*Leia mais na reportagem de Silvana Leão na Folha de Londrina/Folha do Paraná deste sábado


Continue lendo