Indicadores sociais e econômicos de 25 cidades do Norte do Paraná estão reunidos no livro "Região Metropolitana de Londrina – Pioneirismo e Desenvolvimento", lançado na manhã desta sexta-feira (4) pelo Grupo Folha de Comunicação. O evento realizado no auditório da Associação Comercial e Industrial de Londrina (Acil) reuniu lideranças políticas e representantes de entidades e de municípios que fazem parte da RML.
O superintendente do Grupo Folha, Nicolás Mejia, destacou que a proposta da publicação é auxiliar o crescimento dos municípios da região com um leque diversificado de informações para embasar o planejamento estratégico das cidades. "Precisamos que todas as lideranças políticas se unam para utilizar esses dados. Precisamos que façam realmente um elo entre os governos municipais, estadual e federal para utilizar essas informações e refletir sobre as potencialidades e as necessidades de cada município", ressaltou.
Entre os indicadores reunidos no livro estão: agropecuária e faturamento, analfabetismo, balança do comércio exterior, coleta de esgoto, crescimento populacional e Produto Interno Bruto (PIB). A Região Metropolitana de Londrina, criada em 1998, conta hoje com mais de um milhão de habitantes distribuídos nas cidades de Alvorada do Sul, Arapongas, Assaí, Bela Vista do Paraíso, Cambé, Centenário do Sul, Florestópolis, Guaraci, Ibiporã, Jaguapitã, Jataizinho, Londrina, Lupionópolis, Miraselva, Pitangueiras, Porecatu, Prado Ferreira, Primeiro de Maio, Rancho Alegre, Rolândia, Sabáudia, Sertaneja, Sertanópolis, Tamarana e Uraí.