Londrina

Greve no INSS pode terminar na terça-feira

11 jul 2009 às 11:13

Na quinta-feira (16), a greve dos servidores do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) completará um mês. Mas uma assembleia nacional nesta terça-feira (14) poderá pôr fim à paralisação. Representantes dos sindicatos de todos os estados vão votar a proposta do governo federal de de criar um grupo de trabalho que analisaria as reivindicações dos servidores.

No Paraná, sindicalistas de Londrina e de outras cidades votam a proposta na segunda-feira (13), em uma assembleia estadual. Em Londrina, pelo menos 40 servidores aderiram ao movimento, segundo o movimento grevista.


"Na Agência do Shangri-la (zona oeste) houve problema de falta de funcionários e pessoas de outras agências tiveram de mudar de local de trabalho para dar atendimento", disse à Rádio CBN Londrina, Luiz do Santos, do comando de greve em Londrina.


Reivindicações


Entre os principais itens da pauta estão a jornada de trabalho. Os grevistas alegam que o governo aumentou a carga horária semanal de 30 para 40 horas, apesar de um acordo garantir 6 horas diárias. Assim, que pretende continuar com o mesmo horário de trabalho estaria sendo obrigado a abrir mão de 25% dos salários.

Eles também querem que o horário de atendimento seja das 7 às 19 horas, com dois turno de trabalho. Para isso, o governo deveria aprovar pessoas que foram aprovadas em concurso realizado em 2005.


Continue lendo