A empresa Transportes Coletivos Grande Londrina (TCGL) implanta na próxima semana cofres em alguns ônibus. A medida visa diminuir o número de assaltos nos veículos e é inspirada em experiências bem sucedidas de outras cidades, como Ribeirão Preto (SP).
A assessoria de imprensa da TCGL informou que os cofres serão testados nos microônibus que atuam no serviço chamado Psiu. Se a medida tiver sucesso e não atrapalhar operacionalmente o trabalho nos ônibus, será adotada nas linhas de ônibus convencionais.
Os primeiros ônibus a receberem o equipamento serão os que atuam nas linhas 314 (Jardim Olímpico) e 103 (Jardim Santa Fé) por serem as mais visadas pelos ladrões. Até a noite do dia 8 de agosto, a linha 314 tinha sido assaltada 24 vezes e a 103, 23 vezes. Desde o início do ano, os ônibus da TCGL já foram assaltados 250 vezes contra 347 em todo o ano passado.
Na próxima terça-feira, a Câmara dos Vereadores discute em primeiro turno o projeto de lei do presidente da Casa, o vereador Tercílio Turini (PSDB), que prevê a instalação de câmeras de vídeo nos ônibus de transporte coletivo. O projeto visa garantir a segurança dos passageiros através de monitoramento no interior do ônibus e de imediata comunicação de ocorrências à Polícia Militar.
*Leia mais na edição deste sábado da Folha de Londrina
Acompanhe esta notícia e outras relacionadas a este assunto no serviço WAP e SMS dos celulares da Global Telecom.