Londrina

Governo entrega projeto de melhoria de tecnologia de informação à Prefeitura de Londrina

29 jan 2014 às 18:28

O presidente da Celepar, Jacson Carvalho Leite, entregou oficialmente ao prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff, o relatório final do Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação e Comunicação (Petic) da prefeitura do município. O documento contém 144 projetos e 18 recomendações para melhorias na área de TIC de Londrina, prevendo investimentos em torno de R$ 48 milhões até 2016.

Entre os projetos mais importantes apontados no relatório está o de geoprocessamento, que inclui a implantação de um sistema de informações geográficas de Londrina; a Cidade Digital; substituição de todos os links de comunicação de dados de velocidades baixas por fibra ótica e o serviço 156 - número de telefone que o cidadão pode ligar e pedir informações ou fazer reclamações.


A implementação destes projetos, de acordo com o prefeito Alexandre Kireeff, será revertida em qualidade nos serviços públicos. "Queremos, por exemplo, que as secretarias de Educação e Saúde tenham ações integradas, ágeis e com abrangências necessárias para atenderem as expectativas do londrinense. Precisamos dar um passo adiante e tenho certeza de que o caminho para este passo, para esta diferenciação, passa por este trabalho que a Celepar está nos entregando", ressaltou.


CONTINUIDADE


Como informou Jacson Leite, os projetos identificados neste trabalho poderão ser desenvolvidos pela Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná. Entre eles, a estruturação da central 156 e cases de Business Intelligence (BI’s) sobre a receita e despesa do município, e na área da educação, pontos já priorizados pela prefeitura.


Em relação à elaboração do planejamento de TIC à Prefeitura de Londrina, Jacson Leite disse que a Celepar pode prestar serviço semelhante a outros municípios paranaenses, bem como apresentar uma linha própria de produtos, entre os quais o Sistema de Monitoramento de Veículos. "Uma das metas da companhia para 2014 é ampliar a atuação no interior do Estado", finalizou.

Na prefeitura, o trabalho foi coordenado pelo secretário de Planejamento, Orçamento e Tecnologia, Daniel Pelisson. Ele explicou que, a partir de agora, os 144 projetos serão analisados e priorizados pelo comitê deliberativo, órgão composto pelo vice-prefeito e secretários municipais.


Continue lendo