O governo do Estado inaugurou oficialmente, nesta quarta-feira (23), a unidade três da PEL (Penitenciária Estadual de Londrina). A estrutura fica na rodovia João Alves da Rocha Loures e integra o complexo de unidades prisionais que também conta com a PEL 2, Casa de Custódia e Centro de Ressocialização, na zona sul. O novo presídio tem capacidade para 752 detentos, que começarão a ser transferidos em dez dias, segundo previsão da secretaria estadual da Segurança Pública.
“Tem muitas delegacias em que o MP-PR (Ministério Público do Paraná) estava nos cobrando, emitiu multas. Agora, vamos falar com o MP, dizer que vamos tirar os presos desses locais e levar para a penitenciária. Vamos mostrar o planejamento, por isso, esses dez dias, para poder ter apoio do Ministério Público para desarticulação e tirar multas das delegacias superlotadas”, explicou o coronel Rômulo Marinho Soares, titular da pasta.
Os presos que vão ocupar a penitenciária são condenados que atualmente estão distribuídos em mais de 23 carceragens – que passaram recentemente para a responsabilidade do Depen (Departamento Penitenciário do Paraná) -, espalhadas em 76 cidades que formam a regional de Londrina. “Fizemos o levantamento de presos condenados que estão há mais tempo e vão conseguir vir para essa unidade”, destacou Reginaldo Peixoto, coordenador regional do Depen.
Leia mais:
Longa inspirado no histórico assalto ao Banestado terá Murilo Benício e Christian Malheiros no elenco
Filho de autor de atentado em Brasília presta depoimento à PF em Londrina
“Encontro de Estreia” será neste domingo na Vila Cultural Casa da Vila em Londrina
Árvore de Natal do Lago Igapó será inaugurada nesta sexta em Londrina
Continue lendo na Folha de Londrina.