A Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP) assinou na semana passada a ordem de serviço que autoriza o início das obras de construção do novo Instituto Médico Legal (IML) de Londrina.
Com valor de R$ 4,5 milhões, o novo prédio será construído pela empresa Santini Engenharia, com sede em Londrina. O prazo para conclusão é de 360 dias contados a partir da assinatura da ordem de serviço.
O edifício, com mais de dois mil metros quadrados na avenida Dez de Dezembro, terá espaço para laboratório de química legal, sala de raio-x, necrotério, espaço para familiares e ambulatório. O IML funciona atualmente em um prédio alugado na avenida Tiradentes, no valor de R$ 14 mil mensais.
A "novela" em torno da construção do novo IML de Londrina se arrasta desde 2010, quando a obra foi anunciada pelo então secretário de segurança pública, coronel Aramis Serpa. Em abril de 2011, o governador Beto Richa autorizou a construção, com edital sendo aberto quase um ano depois, em março de 2012. O primeiro processo licitatório deu deserto, sem empresas interessadas.
Após novo processo, em janeiro de 2013 foram abertos os envelopes com as empresas interessadas, com expectativa de que as obras começassem ainda no primeiro semestre deste ano. No entanto, em maio, o governo publicou uma portaria anulando a licitação, com base em questionamentos apontados por uma das empresas que participou do certame.
A nova licitação, que teve como vencedora a empresa londrinense Santini Engenharia, foi publicada no início de julho.