Para observar o Cometa Verde, ou C/2022 E3 ZTF em um "nome" mais científico, Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina) promoverá nesta sexta-feira (10), a partir das 19h30, uma sessão de observação astronômica, com o uso de vários telescópios.
Além do Cometa, o planeta Marte também será observado através dos equipamentos. A observação será no AEROPORTO 14 BIS, próximo à Warta, em Londrina. A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.
Vindo das mais distantes regiões do Sistema Solar, este cometa é basicamente uma gigantesca bola de gelo sujo que, ao se aproximar do Sol, acaba “derretendo” parcialmente e formando a cabeleira e a cauda.
Leia mais:
Cursinho para alunos periféricos comemora aprovações no Vestibular da UEL em Londrina
Saiba qual é o próximo passo após aprovação no Vestibular da UEL
Estudantes comemoram aprovação no vestibular da UEL
Londrina promove primeiro mutirão de entrega do cartão Comida Boa em 2025
Seu brilho tênue faz com que sua observação, a olho nu, seja quase impossível, ainda que a pessoa esteja num local bem escuro. A imagem que ilustra a matéria foi obtida por Carlos Domingues, no Observatório Estrela do Sul, em Sarandi.
Mas atenção! A imagem deste cometa, mesmo ao telescópio, é de uma estrela verde esfumaçada, e não se parece com as imagens populares de cometas, com suas longas e brilhantes caudas.
Em caso de mau tempo, o evento poderá ser cancelado.
Para mais informações, acesso o Instagram do Gedal.