Após dois dias de chuva, o clima deve ficar estável e as temperaturas mais baixas a partir desta sexta-feira (5) em Londrina, segundo Angela Beatriz Costa, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). A mínima registrada nesta sexta foi de 13.4ºC e máxima pode alcançar 16ºC.
"Tivemos uma chuva significativa nos últimos dias, com 59,4 mm (milímetros) de precipitação acumulada", diz a agrometeorologista.
"Agora, a frente fria que trouxe essa instabilidade no clima já se afastou e deu lugar à massa polar, que deve derrubar as temperaturas", complementa.
No sábado (6), a mínima prevista é de 4ºC e a máxima de 15ºC. No domingo (7), as temperaturas devem variam de 2ºC a 16ºC.
Geada
Está confirmado o risco de geada de intensidade variada em todo o Paraná nas madrugadas deste sábado e domingo. Na região Norte do Estado, as geadas devem ser de intensidade fraca para moderada, em especial nas áreas de baixadas da zona cafeeira.
"Estava previsto uma geada de maior intensidade, mas a frente fria que passou pela região alterou as condições climáticas", afirma.
"Entretanto, ainda é recomendado que os agricultores tomem medidas preventivas, conforme a especificidade de cada lavoura", acrescenta.
Leia mais: frio intenso requer cuidados.
A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente. Nos dois casos, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.
Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro, e depois retirada com as mãos.
Estão previstas geadas de intensidade forte no Sul do Paraná, onde as temperaturas podem ser negativas neste fim de semana, e moderada na região central.
O Iapar disponibiliza em seu site o Alerta Geada, boletim diário com as condições climáticas atualizadas e recomendações de medidas preventivas para os agricultores.
*Sob supervisão do repórter Rafael Machado.
**Atualizado às 11h35.