Pesquisar

Canais

Serviços

Publicidade
Prepare os agasalhos!

Frio e tempo limpo: veja a previsão para o fim de semana em Londrina

Daniel Muniz - Estagiário*
05 jul 2019 às 09:44
- Orlando Kissner/Arquivo/ANPr
siga o Bonde no Google News!
Publicidade
Publicidade


Após dois dias de chuva, o clima deve ficar estável e as temperaturas mais baixas a partir desta sexta-feira (5) em Londrina, segundo Angela Beatriz Costa, agrometeorologista do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). A mínima registrada nesta sexta foi de 13.4ºC e máxima pode alcançar 16ºC.

"Tivemos uma chuva significativa nos últimos dias, com 59,4 mm (milímetros) de precipitação acumulada", diz a agrometeorologista.

Cadastre-se em nossa newsletter

Publicidade
Publicidade


"Agora, a frente fria que trouxe essa instabilidade no clima já se afastou e deu lugar à massa polar, que deve derrubar as temperaturas", complementa.

Leia mais:

Imagem de destaque
Neste sábado

Rádio AlmA Londrina abre inscrições para Oficina de Criação de Podcasts gratuita

Imagem de destaque
67 episódios publicados

Podcast do HU de Londrina aborda temas da saúde de forma clara e acessível

Imagem de destaque
Menos vagas disponíveis

CMTU altera estacionamento ao lado de canteiro central na Gleba Palhano

Imagem de destaque
Famílias de baixa renda

Mutirão do Cartão Comida Boa atendeu cerca de 900 beneficiários em Londrina


No sábado (6), a mínima prevista é de 4ºC e a máxima de 15ºC. No domingo (7), as temperaturas devem variam de 2ºC a 16ºC.

Publicidade


Geada
Está confirmado o risco de geada de intensidade variada em todo o Paraná nas madrugadas deste sábado e domingo. Na região Norte do Estado, as geadas devem ser de intensidade fraca para moderada, em especial nas áreas de baixadas da zona cafeeira.


"Estava previsto uma geada de maior intensidade, mas a frente fria que passou pela região alterou as condições climáticas", afirma.

Publicidade


"Entretanto, ainda é recomendado que os agricultores tomem medidas preventivas, conforme a especificidade de cada lavoura", acrescenta.


Leia mais: frio intenso requer cuidados.

Publicidade


A recomendação para os plantios novos de café, com até seis meses de campo, é enterrar as mudas. Viveiros devem ser protegidos com várias camadas de cobertura plástica ou aquecimento, com a opção de adotar as duas práticas simultaneamente. Nos dois casos, a proteção deve ser retirada logo que a massa de ar frio se afastar e cessar o risco imediato de geada.


Nas lavouras com idade entre seis meses e dois anos, a recomendação aos produtores é amontoar terra no tronco das plantas até o primeiro par de folhas. Essa proteção deve ser mantida até meados de setembro, e depois retirada com as mãos.

Publicidade


Estão previstas geadas de intensidade forte no Sul do Paraná, onde as temperaturas podem ser negativas neste fim de semana, e moderada na região central.


O Iapar disponibiliza em seu site o Alerta Geada, boletim diário com as condições climáticas atualizadas e recomendações de medidas preventivas para os agricultores.

*Sob supervisão do repórter Rafael Machado.
**Atualizado às 11h35.


Publicidade

Últimas notícias

Publicidade