A ONG Emaús promove em Londrina o 1º Fórum Solidário Emaús, evento que vai trazer alguns cases inovadores e bem-sucedidos de transformação social e econômica no Brasil. O encontro será de 8 a 10 de novembro, no Teatro Mãe de Deus. Inscrições feitas até 10 de outubro, quando encerra a venda do primeiro lote, terão descontos.
A conferência de abertura terá participarão do Dr. Adalberto Barreto, de Fortaleza (CE), idealizador da Terapia Comunitária Integrativa; do advogado especializado em direitos humanos Airton Barreto, criador do projeto "4 Varas" em Fortaleza (CE); e uma exposição sobre a experiência do Banco de Palmas, no Tocantins, que trabalha com economia solidária, integração comunitária, moeda social e desenvolvimento local.
No dia 9, Adalberto Barreto ministrará o curso "Cuidando do Cuidador", voltado a estudantes e profissionais que atendem pessoas em situações limite. Através de dinâmicas que permitem identificar o potencial da pessoa e sua cultura, ele incentiva a ressignificação da vida.
Já no dia 10, o autor, ator e diretor André Luiz ministra a oficina "Olhar-se, Se Olhar", para profissionais e estudantes das mais diversas áreas que desejam aprimorar a criatividade, autoconhecimento e a relação com o outro.
O encerramento ficará a cargo da líder comunitária Rosalina Batista, de Londrina, que ministrará o curso "Educação Permanente na Formação dos Movimentos Sociais". Ela usará a Metodologia Ativa para promover conhecimento e qualificação do cidadão, visando a descentralização do processo formativo.
EMAÚS
Os recursos arrecadados no evento serão totalmente destinados para reforma do prédio onde funciona a ONG internacional Emaus, no jardim Perobal, na Zona Sul de Londrina. A ONG assumiu o espaço onde por muitos anos funcionou a Associação das Mulheres Batalhadoras do Jardim Franciscato, presidida por Rosalina Batista, uma referência na gestão de projetos que visam empoderamento feminino, geração de renda e profissionalização da comunidade em risco social da região.
"Nós precisamos de um espaço e a dona Rosalina precisava de apoio para retomar os trabalhos no bairro. Juntamos força e conseguimos trazer o Emaús para a cidade", conta a coordenadora do projeto Carolina Cosmo Lopes.
Foi ela que, com um grupo de quatro amigas, decidiu trazer para Londrina a ONG mundial que trabalha com a reciclagem de doações para venda em ecolojas que, ao mesmo tempo em que facilitam o consumo em comunidades em situação de vulnerabilidade, também geram renda para investimento em projetos sociais.
Funcionando há pouco mais de um ano, a Emaús já promove cursos de crochê, pintura, decoração de chinelos e inglês. Além disso, mantém um bazar para a comunidade que, além de adquirir peças de roupas recicladas por um preço atrativo, também podem fazer trocas. "O Fórum visa trazer conhecimento para Londrina e, ao mesmo tempo, nos ajudar a reformar o prédio para podermos ampliar nossas atividades", conta.
Serviço
1º Fórum Solidário Emaús
8 a 10 de novembro de 2018
Teatro Mãe de Deus (Av. Rio de Janeiro, 670, Centro. Londrina - PR).
Evento com certificado de participação
Para informações e inscrições, acesse o site.