"A edição 2001 do Projeto Folha Cidadania veio de encontro a algumas das propostas educacionais que nós adotamos. Primeiro, o material preocupa-se em informar o jovem e a informação é uma das armas da cidadania. Em segundo lugar, é uma forma de utilizar o jornal como material didático, já que a linguagem usada é bem acessível aos alunos. E utilizar jornal em sala de aula era outra das propostas", explica a professora Eunice Fernandes, responsável pela disciplina educação para o pensar, que faz parte da grade curricular do Curso e Colégio Universitário de Londrina.
A Folha Cidadania, publicada todas as segundas-feiras pela Folha de Londrina/Folha do Paraná, está sendo utilizada como material de suporte didático por 160 alunos de quatro salas da 6ª série do curso fundamental do colégio. A professora explica que os alunos trazem o jornal para a sala de aula, onde recortam e colam em pastas que foram elaboradas para este fim. Depois de tudo recortado e colado em seu devido lugar, os estudantes lêem o material e começam as discussões em sala.
A disciplina educação para o pensar foi criada no Colégio Universitário há cerca de dois anos com o objetivo de discutir valores e conceitos que envolvam a vida das pessoas. "Nossa proposta, quando criamos a disciplina, era discutir com os alunos os direitos de cada pessoa, como cada um de nós pode contribuir para melhorar nossa cidade, nosso mundo e uma forma de começar tudo isso é lendo o jornal, aumentando nossa área de conhecimento sobre o mundo atual, por isso este trabalho tem sido tão comemorado por alunos e professores aqui no colégio", conta o diretor pedagógico do Universitário, o professor Water Okano.
O Projeto Folha Cidadania é uma parceria entre a Folha, as secretarias municipais e estaduais de Educação, entidades sociais e setor privado, que visa estimular o uso de notícias e reportagens como material de suporte para discussões e aprendizado em salas de aulas, sempre com o objetivo de incentivar a leitura.
Criado em 1994, o projeto distribuiu, em parceria com empresas interessadas em desenvolver atividades de interesse comunitário, mais de 600 mil exemplares de jornais em mais de 200 escolas em todo o Estado. Em sua nova edição, a Folha Cidadania circula às segundas-feiras, em cada uma das editorias do jornal, com um resumo do principal assunto da semana. Utilizando uma linguagem mais acessível ao jovem e um visual bonito, o projeto procura introduzir novos elementos aos temas.
Acreditando que não há assunto que não possa ser discutido em sala de aula, a professora Eunice conta que muitas vezes, devido à variedade de assuntos que são tratados, fica difícil adotar um livro apenas, é preciso mais material didático e de apoio e, na visão da professora, essa é uma das lacunas que o Projeto Folha Cidadania veio preencher. "Não há nada mais atual do que o material veiculado pela imprensa, uma das características inclusive do veículo", afirma Eunice. "Se eu fosse pedir um material ou um livro sobre cada questão que discutimos em sala de aula, tornaria a matéria inviável. Já com a utilização de um único jornal, podemos discutir assuntos políticos, econômicos, sociais, de forma até mesmo mais barata".