A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) vai locar 35 equipamentos eletrônicos que prometem modernizar a fiscalização dos agentes de trânsito na cidade. A previsão é que os equipamentos comecem a serem usados na próxima segunda-feira (2).
Os talonários eletrônicos, com conexão à internet (3G), possibilitam a consulta das informações, referentes aos veículos, em tempo real e diretamente do banco de dados da CMTU.
Londrina é a primeira cidade do Paraná a utilizar a tecnologia, que terá custo de R$ 27 mil mensais.
Com os novos equipamentos eletrônicos, não serão mais necessários a digitação dos autos de infração e o deslocamento dos agentes de trânsito, o que permite economia de custos e de tempo. No processo manual, os agentes municipais utilizavam os talonários de papel. Posteriormente, os documentos eram entregues ao setor de processamento que cadastrava as multas no sistema conveniado (MTM).
O equipamento pode trabalhar de forma off-line, isto é, os dados preenchidos pelos agentes ficam armazenados na memória do talonário e são transferidos à Companhia, posteriormente. Desta forma, o processo de fiscalização não é interrompido.