Com a primavera dando as caras, os londrinenses enfrentaram um dia de calor intenso neste domingo (17), com a temperatura chegando próxima a casa dos 35°C. Para alegria de uns e o descontentamento de outros, os dias mais frios estão indo embora para dar lugar às estações mais quentes do ano. Neste fim de semana, centenas de pessoas aproveitaram o dia quente para ir até o Lago Igapó em busca de sombra, água fresca e, é claro, muito caldo de cana.
De acordo com a previsão do Simepar (Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná), na região de Londrina os próximos dias serão quentes e com muito sol, com mínimas acima dos 20°C. Falando nas máximas, a temperatura deve continuar subindo durante a semana e chegar na casa dos 40°C no próximo sábado (23), que marca o início da primavera, e a 42°C no domingo (24). Já a chuva só deve retornar no fim do mês.
CUIDAR DA SAÚDE
Leia mais:
Luan Santana e Daniel estão confirmados na ExpoLondrina 2025
Em Londrina, 21 presos não voltam após ‘saidinha’ de fim de ano
Ministério Público cobra explicações sobre Operação Choque de Ordem em Londrina
Obra de ampliação afeta abastecimento de água na zona Leste de Londrina
Sentados em frente à barragem do Lago Igapó, o casal Alzélia Maria, 60, e Vilson Vicente, 55, e a filha deles, Camila Teit, 32, vieram de Arapongas (Região Metropolitana de Londrina) só para aproveitar o dia e descansar ao ar livre em Londrina. “Como não tem condições de ir para um lugar mais longe, a gente vem para cá. Não gasta tanto e passa o dia bem tranquilo”, afirma Vicente, que trabalha como motorista. A família observa que o inverno deste ano já trouxe dias com temperaturas próximas aos 30°C, que podem chegar a mais de 40°C agora, algo que não é costumeiro para a região.
Para aliviar o calorão, eles falam que a alternativa é buscar um rio e uma sombra, beber muita água e tomar aquele banho gelado em casa. Admitindo que todas as estações têm um lado bom e outro ruim, a família afirma que é só questão de se acostumar com as mudanças que acontecem todos os anos. “No inverno a gente fica em casa tomando um quentão e comendo uma canjica e uma sopinha. No verão tem que sair porque se ficar dentro de casa não aguenta [de calor]. O importante é cuidar da saúde em qualquer estação”, opinam. Com a previsão indicando altas temperaturas no próximo fim de semana, retornar para Londrina já está nos planos da família.
VENDAS AUMENTAM
Se para uns o calor é sinônimo de descanso, para outros é uma oportunidade de aumentar a renda. Inês Rodrigues de Sá, 63, e o marido Perci Santos de Sá, 65, vendem caldo de cana e água de coco, que são algumas das opções mais procuradas pelas pessoas para enfrentar o calorão. Para as vendas, o casal conta que o calor ajuda muito na hora de fazer aquele dinheirinho extra.
LEIA MAIS NA FOLHA DE LONDRINA.