Londrina

Famílias aproveitam a noite para observar planetas na Praça do Aeroporto de Londrina

18 dez 2024 às 18:56

Diversas famílias aproveitaram a noite agradável da última terça-feira (17) para prestigiar o último evento do ano do Gedal (Grupo de Estudo e Divulgação de Astronomia de Londrina), que ocorreu na Praça Nishinomiya, em frente ao Aeroporto de Londrina. O evento de astronomia reuniu centenas de pessoas, inclusive crianças apaixonadas pelo sistema solar, que puderam observar os planetas Júpiter, Saturno e Vênus, através de alguns telescópios instalados no local.


O evento do Gedal é gratuito e é promovido mensalmente, atraindo pessoas de todas as idades de Londrina e região. Para 2025, o grupo pretende ampliar o evento para outras cidades da região, e também levar para outras regiões de Londrina.


Acompanhado de seu pai, o estudante do 3º do ano do ensino fundamental Heitor Albertoni, de 9 anos, ficou encantado com o planeta Vênus, mas o que mais chamou sua atenção foi Júpiter. ‘’Achei ótima a experiência, dava para ver uma bolinha, mas o planeta maior e mais bonito é Júpiter. Achei tudo muito incrível por aqui’’, declarou o estudante, que ainda não tem aula de ciências, mas diz ser apaixonado pela astronomia.


A estudante do 4º ano do ensino fundamental Elisa Delalibera Soni, 10 anos, também observou Vênus através do telescópio. Ela compara o planeta com a Lua. ‘’Falaram para mim que Vênus é igual à Lua, pois ele tem fases, e quanto mais perto da Terra, maior ele fica’’, explicou.


Elisa diz que possui diversos livros de astronomia, ama ver fotos e ler sobre os planetas do sistema solar, mas o foco dela são os buracos negros. A estudante ranqueia também os seus dois planetas preferidos. ‘’O meu favorito é Urano, pois tem cor azul, possui anéis e está bem distante. O segundo da minha lista é Saturno’’, destacou.



SUCESSO EM 2024


De acordo com o coordenador do Gedal, Miguel Fernando Moreno, a avaliação do ano foi positiva, pois, em 2023, os encontros eram bimestrais, por conta da demanda em relação à proporção do evento e pelo risco de cancelamento por conta do mau tempo. Os encontros passaram a ser mensais em 2024, assim, se houver necessidade de cancelamento, o intervalo de tempo entre as edições é menor.


O evento de observação desta terça-feira foi mais básico do que outros, já que, em média, atraí quase mil pessoas para a praça do Aeroporto. ‘’Na Rua, de Olho pra Lua’’ estava previsto para o início do mês, em 7 de dezembro, mas, por conta do período chuvoso, foi adiado para o dia 14, quando novamente precisou ser cancelado devido às chuvas. 


Assim, esta última edição ocorreu na noite da última terça, para encerrar o ano com chave de ouro e realizar o sorteio do telescópio.


PLANOS DO GEDAL PARA 2025


Para 2025, o Gedal tem pretensão de levar o projeto "Na Rua, de Olho pra Lua" para outras cidades da região de Londrina, como Bela Vista do Paraíso, Assis (Interior de São Paulo) e mais três municípios próximos, além de outras regiões dentro de Londrina, como Avenida Saul Elkind (zona norte), Cafezal (sul), proximidades da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), que fica na região leste, e para o  Jardim Bandeirantes (oeste).


Em novembro, Londrina vai sediar o 22ª Encontro Parananse de Astronomia e o 25ª Encontro Nacional de Astronomia. ‘’Nosso objetivo é trazer grandes nomes da astronomia do país para Londrina, para deixar marcado na história da astronomia da cidade e do Brasil e também encerrar as comemorações dos 25 anos do Gedal’’, ressaltou.


NATAL DO GEDAL


Segundo Moreno, na última terça, além da oportunidade que o público teve de observar os astros celestes, quem ficou até por volta das 22h, pode observar a Lua e suas crateras. E, no final da noite, houve o sorteio da campanha ''Natal do Gedal'', que presenteou dois participantes com voucher de R$ 100 em vale compras e um terceiro, com um telescópio. (Assista ao vídeo do momento do sorteio no Instagram do Gedal)


O coordenador do Gedal considera a campanha de 2024 um sucesso, porém, diferente do ano passado, em que as pessoas doaram brinquedos, neste ano, uma doação no valor de R$ 10 gerava um cupom para concorrer ao sorteio. 


O valor das doações será revertidos na compra de brinquedos mais padronizados, e no dia 23 de dezembro, o Papai Noel do Gedal, juntamente com os membros do grupo, irão distribui-los para crianças em situação de necessidade econômica de Londrina.


(*Sob supervisão de Luís Fernando Wiltemburg)


Leia também:

Continue lendo